A forte chuva que se fez sentir antes, durante e depois da partida da prova (Avenida da Liberdade, junto ao Monumento aos Mortos da Guerra Mundial) e também na chegada (Torre de Belém) levou a que mais de um milhar de inscritos não tomassem parte no evento.
Acção promovida pelo Grupo Desportivo e Recreativo do Ministério da defesa Nacional em parceria com os três ramos das Forças Armadas (Exército, Força Aérea e Marinha) e outras instituições, cuja receita foi dirigida para a Liga dos Combatentes e Associação dos Deficientes das Forças Armadas.
Este evento – o primeiro do género – integrou a comemoração do centenário da primeira guerra mundial (1914-18).
João Mota (Praças da Armada) foi o vencedor no sector masculino, percorrendo os 10.000 metros no tempo de 33.25, à frente de Diogo Ramalheira (33.47) e Daniel Almeida (35.02).
No feminino, triunfo de Kcénia Bougrov (Sporting) com 38.54, seguida de Laura Grilo (Praças da Armada), com 39.16 e Alexandra Sousa (JOMA), com 39.49.
No final, Azeredo Lopes, Ministro da Defesa Nacional, recebeu o Prémio Comité Olímpico de Portugal, que visa distinguir individual ou colectivamente feitos ou iniciativas que contribuam para a área do desporto e para a sua promoção na sociedade, prémio que foi atribuído pela terceira vez.
Na legenda do prémio pode ler-se que “só poderás entender a minha dedicação se partilhares a minha paixão”.
O Ministério da defesa foi a entidade escolhida, facto a que não é alheio o excelente trabalho prestado, em várias situações, pelas Forças Armadas em prol do desporto, em especial a disponibilidade do Navio “Sagres” para servido como embaixador e Casa de Portugal nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.