O antigo atleta olímpico Domingos Castro continua a abrir caminhos para promover a corrida e é o parceiro para a organização técnica da primeira edição da Meia Maratona de Maputo (Moçambique), que terá lugar no dia 17 de Junho próximo.
A viver há vários anos em Angola, o também empresário responsável pela MRD Investments Sociedade Unipessoal, Lda – que promove e organiza actividades desportivas no país – chegou a acordo com a Federação Moçambicana de Atletismo para a realização da referida prova no país banhado pelo Oceano Índico.
Para o efeito, conta com a parceria do INADE – Instituto Nacional do Desporto, Ministério da Juventude e Desportos, Federação Moçambicana de Atletismo e o Município da Cidade de Maputo, evento que terá a presença de cerca de duas dezenas de atletas de outros países de África e Europa (Portugal, Eritreia e Espanha).
Aron Kifle (Eritreia) que foi 3º no mundial de Meia Maratona este ano, tendo como melhor registo 1.00.28; Brhane Amanuel Habtegebriel (Eritreia), com 1.01.15; Simon Cheprot (Quénia), com 59.20; Andamlak Belihu Berta (Etiópia), com 59.51; Motlokoa Clement (Lesoto), com 1.01’00; Joseph Xolisa Tyali (África do Sul), com 1.01’58; Augustine Sulle (Tanzania), com 1.00’30 e Moses Kibet (Uganda) compõem a “armada” masculina.
No feminino, são conhecidas Matanga Failuna Abdi (Tanzania), com 1.09.00; Salome Nyirarukundo (Ruanda), Kidanu Teshone (Eritreia), Azucena Diaz (Espanha), Kellys Arias (Colômbia), Doreen Chemutai (Uganda), Margaret Agai (Quénia), com 2.23.00 na maratona; bem como a portuguesa Mónica Silva.
Além da prova principal, vocacionada para atletas internacionais, federados e para praticantes regulares da modalidade, o evento compreende ainda a Corrida da Família, uma iniciativa que visa promover o convívio entre os participantes e incentivar à prática desportiva, sem fins competitivos.
O objectivo para esta edição inaugural passa por manter os níveis qualitativos e quantitativos (2.000 atletas), pretendendo-se colocar em primeiro plano a participação em massa dos populares, tornando a Meia-Maratona Internacional de Maputo numa festa de todos os amantes da modalidade.
Seja a correr ou a caminhar (Corrida da Família), a organização, segundo referiu Domingos Castro, “está certo que todos os participantes desta primeira edição do evento vão dar por bem empregue a manhã do dia 17 de Junho de 2018”, tendo concluído que “festa, cor e convívio são os ingredientes com os quais pretendemos colorir as principais artérias da cidade do Maputo”.
A meia-maratona destina-se aos atletas com 20 e mais anos, distribuídos por vários escalões etários: nos masculinos: Seniores dos 20 aos 39 anos (inclusive); Veteranos I dos 40 aos 49 anos (inclusive); Veteranos II dos 50 aos 59 anos (inclusive) e Veteranos III dos 60 anos em diante.
Nos femininos, Seniores dos 20 aos 39 anos (inclusive); Veteranas dos 40 anos em diante.
As inscrições para a Meia Maratona Internacional de Maputo e Corrida da Família, devem ser efectuadas até ao dia 13 de Junho de 2018 na Federação Moçambicana de Atletismo, Avenida Mao Tsé Tung, parque dos Continuadores C. P. 1094 – Maputo – Moçambique.
O tiro de partida para as provas – Meia Maratona Internacional de Maputo e Corrida da Família – será dado às 8 horas do dia 17 de Junho de 2018 (hora local)