No encontro realizado em Maputo, os Comités Olímpicos de Moçambique e Portugal foram os “padrinhos” dos acordos de cooperação entre as Federações nacionais dos dois países das modalidades de Atletismo, Canoagem, Judo e Natação.
Para José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal, “estas parcerias vão no sentido de aumentar o intercâmbio global para que o desporto moçambicano possa ser mais qualitativo, por um lado, e, por outro, beneficiando com a presença de atletas daquele país nas várias instalações que Portugal dispõe”.
Além disso, salientou, “não se trata apenas de apoio a atletas mas também a nível de dirigentes, árbitros, juízes e noutras matérias em que Portugal possa contribuir para a evolução desejada”.
O encontro foi promovido pelo Comité Olímpico de Moçambique (COM), no sentido de ajudar a promover o desporto no país.
A delegação portuguesa que se deslocou à cidade moçambicana foi chefiada pelo Presidente do COP, José Manuel Constantino e contou também com a presença do Director-geral João Paulo Almeida.
Aníbal Manave, Presidente do Comité Olímpico de Moçlambique, juntou representantes das Federações moçambicanas para reuniões de trabalho e de intercâmbio de experiências em cada uma das modalidades. O objetivo foi o de melhor operacionalizar os protocolos de colaboração.
A comitiva portuguesa, bem como os representantes moçambicanos das Federações e do COM foram ainda recebidos pela Ministra da Juventude e Desporto de Moçambique, Nyeleti Brooke Mondlane, bem como pela Embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Amélia Paiva.
Não deixou de ser curioso que este encontro, de grande significado para os dois países e para a lusofonia, tenha surgido precisamente no período das comemorações do 25 de Abril de 1974, data que começou a abrir os caminhos para a independência dos então territórios de língua portuguesa em África.