Com os atletas africanos a baquearem quilómetro a quilómetro face à “tempestade” (frio, chuva e vento forte, de tal forma que muitos correram com blusões) que caiu durante o percurso, aliado ao traçado difícil do percurso, dois desconhecidos do grande público acabaram por vencer a Maratona de Boston, esta segunda-feira.
Yuki Kawauichi e Desiree Linden foram os heróis deste “dilúvio” climatérico que se abateu sobre a maratona mais antiga no mundo, que cumpriu a 122ª edição.
O japonês completou os 42.195 metros no tempo de 2.15.58, deixando para trás o queniano Geoffrey Kirui (2.18.23), que também foi um excelente animador da corrida mas que ficou “sem pernas” nos últimos quilómetros, permitindo dessa forma um triunfo fácil do atleta oriental, tornando-se o primeiro a vencer depois de 1987.
No feminino, Desiree Linden, outra desconhecida no panorama internacional da especialidade, venceu com o tempo de 2.39.54, com a compatriota Sarah Sellers a ficar na segunda posição (2.44.04), relevando-se que a vencedora voltou a colocar os Estados Unidos na primeira posição depois da edição de 1985.
Quase em uníssono, todos os participantes se queixaram das condições climatéricas, um autêntico “temporal” de chuva, frio e vento, como referimos.