A renovada pista sintética do Estádio 1º de Maio, em Braga, vai ser palco, no sábado, de mais uma edição do Troféu Ibérico dos 10.000 metros – também Campeonato de Portugal – no que é o primeiro teste para quem pretender estar presente no europeu de Berlim (Agosto).
Apesar disso, três dos melhores atletas portugueses não vão estar presentes, um porque não foi convidado (e foi para estágio nos Estados Unidos da América), como é o caso do jovem benfiquista Samuel Barata; outros porque foram convidados e declinaram, situação que respeita aos sportinguistas Bruno Albuquerque e Carla Salomé Rocha, que são baixas de peso, mas ainda recuperáveis (espera-se) para tentarem os mínimos (28.30,00 e 33.20,00, respectivamente) para a máxima reunião europeia.
A estreia de outro jovem benfiquista, Rui Pinto, está a ser aguardada com expectativa face à evolução que tem tido noutras distâncias.
Aqui fica a lista dos que estão “convidados” para o evento e que não se sabe se aceitaram o convite:
Seniores (F)
Sara Catarina Ribeiro, Sara Moreira, Inês Monteiro e Susana Godinho (Sporting) e Cátia Santos (Estreito – Madeira)
Seniores (M)
Rui Pinto (Benfica), Rui Pedro Silva, Ricardo Dias e Hélder Santos (Sporting)
Sub23 (F)
Helena Alves (UD Várzea) e Manuela Martins (Maratona)
Sub23 (M)
Cristiano Pereira (CP Mangualde), Bruno Batista e Filipe Vitorino ( CN Rio Maior) e João Ferreira (AC Póvoa Varzim)
Juniores (M)
Alexandre Figueiredo (Benfica) e Simão Bastos (AC Póvoa Varzim)
Ainda não são conhecidos os atletas espanhóis – que também fazem desta competição o seu Campeonato nacional de fundo -. Porquanto as inscrições encerram esta terça-feira.