Com os mínimos obtidos, esta sexta-feira, nos nacionais de natação que decorrem nas piscinas olímpicas do Funchal, passaram a nove o número de nadadores lusos com visto para os europeus que terão lugar em Glasgow.
Diana Durães (Benfica) e Tomás Veloso (Náutico Académico), foram os que se destacaram esta sexta-feira, aos vencerem as provas de 800 metros livres (8.39,02) e os 400 metros estilos (4.22,76), respectivamente.
Os dois desportistas juntam-se a Guilherme Pina (Sporting), Tamila Holub (Sporting de Braga), Ana Monteiro (Vilacondense) e Victoria Kaminskaya (Estrelas São João de Brito), que alcançaram mínimos no decorrer da primeira ronda (quinta-feira).
Para completar o “grupo dos nove”, somam-se Alexis Santos e João Vital (Sporting) e Raquel Pereira (Algés), que já tinham cumprido as mercas pedidas há mais tempo.
Nas provas para os mais jovens, José Lopes (Sporting Braga), alcançou os mínimos para os europeus de juniores nos 400 metros estilos e 800 metros livres, com acesso ainda aos Jogos Olímpicos da Juventude.
Nos 800 metros livres, Alexandra Frazão (CASPAE) “duplicou” os mínimos, quer para os europeus de juniores, quer para os Jogos Olímpicos da Juventude, onde também estará Raquel Pereira (Algés) nos 100 metros bruços.
Também conseguiram hoje mínimos para os europeus de juniores, os nadadores Ana Sousa (800 metros livres), Rafaela Azevedo (100 metros costas) e Filipe Santo (400 metros estilos).
Os nacionais de natação em absolutos, juniores e juvenis decorrem até domingo no complexo das piscinas olímpicas do Funchal.