Foram precisos mais de noventa minutos para que Portugal conseguisse vencer o Egipto, com o ”suspeito” do costume (Cristiano Ronaldo) a fazer a diferença e a resolver em dois minutos.
Numa primeira parte em que foi superior, a equipa lusa não encontrou o caminho para o golo, tendo sido maios feliz o Egipto que, logo na entrada do segundo tempo (56’), aberto o activo com um golo da sua maior estrela do momento, Salah.
A “força anímica” portuguesa precisava de concentração, o que só aconteceu na segunda parte, com Bruno Fernandes (89’) a rematar forte para uma excelente defesa do guarda-redes egípcio.
O que terá sito o tónico, ainda que mínimo, para que Ronaldo, a passe de Quaresma, marcasse o golo do empate em cima dos 93 minutos.
No minuto seguinte chegou ao 2-1 e, de novo, com Quaresma a centrar e Ronaldo a marcar de cabeça. Ufa! Já ganhámos! – terão pensado todos os portugueses, muito mais os que assistiram (e viveram todo esse frenesim) à partida realizada em Zurique (Suíça) com milhares de emigrantes portugueses no estádio.
É verdade que alguns dos titulares habituais não estiveram em jogo – torna-se indispensável fazer a rodagem dos outros, como foi feito – mas o Senhor Ronaldo resolveu.
Não convencemos – também ainda é cedo para o fazer e reconhecer – mas estamos a caminho.
Na segunda-feira, mais um jogo de preparação para o mundial, com Portugal a jogar frente à Holanda, para ganhar “coesão” táctica.
Nos outros jogos realizados esta sexta-feira, a Argentina venceu a Itália (2-0), enquanto a Holanda perdeu (0-1) com a Inglaterra. Alemanha e Espanha empataram (1-1), a Áustria derrotou a Eslovénia (3-0), a Escócia perdeu em casa com a Costa Rica (0-1) e a Colômbia foi vencer a França (3-2).
Entretanto, a selecção portuguesa de sub-21 continua na senda das vitórias, derrotando (7-0) desta vez a frágil formação do Liechtenstein, em jogo disputado em Tondela.
Diogo Gonçalves (7’) abriu o activo, João Carvalho (9’ e de grande penalidade) subiu para 2-0, Xadas (26’) aumentou para 3-0 e Diogo Gonçalves bisou (30’), fazendo o 4-0, com o 5-0 da primeira parte a ser fechado por João Carvalho, em cima dos 45 minutos.
No segundo tempo, Diogo Gonçalves (63’) e João Félix (67’) selaram o robusto triunfo.
Com o triunfo, Portugal mantém-se no terceiro lugar (10 pontos), atrás da Bósnia Herzegovina e a Roménia, ambas com 12 pontos mas mais um jogo do que Portugal.
Na terça-feira, Portugal jogará com a Suíça em Neuchatel.