João Pereira foi eleito, pela União Europeia de Triatlo, como o melhor atleta de 2017, em disputa com mais concorrentes, entre os quais os espanhóis Mario Mola e Uxio Buin Ares.
Consagrando-se como duplo campeão europeu (distância olímpica e sprint) no ano passado – depois do 5º lugar nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – João Pereira fez jus a uma época quase sempre em alta.
A cerimónia de entrega dos troféus teve lugar em Moscovo.
Entretanto, Vanessa Fernandes (33 anos), quase dez anos depois da medalha de prata conquistada nos Jogos Olímpicos de Pequim, regressou à actividade competitiva e participou na segunda prova desta renovada fase da vida como desportista de elite.
Aconteceu na Austrália, na localidade de Mooloolaba, na segunda Taça do Mundo, onde obteve um bom 14º lugar (entre as 28 que completram a prova), chegando ao fim com o tempo de 1.01.50, contra os 59.35 da vencedora, a australiana Emma Jeffcoat (24 anos).
A ainda recordista de vitórias em Taça do Mundo, contando vinte, voltará a competir no dia 25 deste mês de Março, na Nova Zelândia.
A prova masculina foi ganha pelo sul-africano Richard Murray, com 53,09.