Um projecto-piloto inédito em termos internacionais, em especial na Europa, onde não existe nenhum – segundo André Bettencourt, director de marketing da Bridgestone – deu à luz esta sexta-feira num protocolo que foi firmado entre o COP e a empresa (japonesa) líder na fabricação de produtos de borracha, além de conhecida pela marca de pneus.
Na verdade, esta parceria global entre as duas instituições vai abarcar a realização do Campo Olímpico de Portugal by Bridgestone – para o caso em “sessões” de inverno e verão – destinados aos jovens com idades entre os 12 e 16 anos, como forma de promover a prática dos desportos de inverno, porquanto este primeiro encontro (2 a 7 de Abril, férias da Páscoa) vai decorrer na Pousada da Juventude de Manteigas, na Serra da Estrela.
Uma parceria única – no âmbito do projecto do COP quanto à Educação Olímpica – que vai durar até 2024, também na sequência do acordo entre a empresa e o Comité Olímpico Internacional.
Neste campo de férias, que estará sediado na Pousada da Juventude da Serra da Estrela, os participantes terão a oportunidade de praticar diversos tipos de desportos de inverno e actividades ao ar livre, tais como desportos radicais, montanhismo, caminhadas e actividades de grupo.
André Bettencourt, Diretor de Marketing da Bridgestone Europe NV/SA Sucursal em Portugal, referiu que “esta iniciativa insere-se no nosso papel enquanto Parceiros Globais Olímpicos e tem como objectivo trazer o espírito olímpico para o dia-a-dia de todos os amantes de desporto. Perseguir o sonho é algo que sempre moveu a nossa empresa, desde a sua fundação, pelo que temos um enorme orgulho em poder lançar um projecto desta natureza que visa fomentar essa mesma missão.”
O acordo envolve apoio financeiro, material e envolvimento tecnológico, tendo o director-geral para a Europa, Ralph Bernfeld frisado que, “como nós, empresa, persegue o teu sonho” aludindo aos sonhos que as crianças e os jovens vão tendo ao longo da vida, pelo que este é o primeiro passo para se fazer algo inédito.
Antes como agora, Portugal continua a descobrir novos mundos ao mundo e, desta vez, para promover também um local fantástico (Serra da Estrela) a caminho de construir uma “cidade” da neve durante todo o ano.
Para os jovens interessados em participar, basta inscrever-se em www.campoolimpicoportugal.pt. E num clique pode ser o beneficiado a passar uma semana em Manteigas na primeira semana de Abril. De 9 a 21 de Março decorrerá a fase de inscrições para os 25 lugares disponíveis. Os vencedores serão anunciados entre 22 e 27 deste mês.
Quem “esfrega” as mãos de felicidade é Pedro Farromba, presidente da Federação dos Desportos de Inverno e recém chefe de missão aos Jogos Olímpicos da Coreia do Sul, cuja Federação passou a gerir a Pousada da Juventude Manteigas, para que “possamos promover o conhecimento dos desportos de inverno e promovermos os valores olímpicos, até porque durante a semana haverá acções variadas, abarcando o ideal e a educação olímpica, onde também colaborará a Academia Olímpica de Portugal”.
Para José Manuel Constantino, presidente do COP, mais uma alegria a juntar as outras já conquistadas (a última foi a parceria com a Toyota, por força do acordo com o Comité Olímpico Internacional), “ao ter a Bridgestone a apoiar um projecto inédito e que abarca uma relação de proximidade das crianças e jovens com o desporto, divulgando a cultura olímpica no programa da Educação Olímpica”, tendo frisado ainda que “sendo um projecto que não dará promoção imediata mas uma ajuda para um futuro risonho”.
João Silva, o triatleta olímpico em actividade e os ex-atletas olímpicos Susana Feitor, Joaquim Videira e José Costa “serviram” como padrinhos do projecto, com alguns destes atletas (e outros) a participar no Campo Olímpico Portugal by Bridgestone, explicando aos jovens a importância do espírito olímpico.
A Bridgestone tornou-se Parceira Olímpica Global em 2017 e, desde então, tem vindo a acompanhar diversas iniciativas ligadas ao universo olímpico, tanto internacionais como locais. Este ano, a empresa apoiou a organização dos Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018 – os seus primeiros Jogos Olímpicos de Inverno enquanto Parceira Oficial – através do fornecimento de vários produtos, apoio aos atletas e organização de iniciativas educacionais na Coreia do Sul.
Além do apoio da empresa ao Movimento Olímpico enquanto Parceiro Olímpico Mundial, a Bridgestone Corporation tornou-se no primeiro Parceiro Fundador do Canal Olímpico em agosto de 2016, assinando um acordo de quatro anos de apoio à inovadora plataforma digital na sua missão de celebrar o Movimento Olímpico e apoiar os melhores atletas do mundo, numa base diária.