Segunda-feira 24 de Novembro de 1823

COP distinguiu investigadoras no Dia Internacional da Mulher

IMG_2663Cinco investigadoras portuguesas de méritos confirmados, na área das ciências do desporto – nas suas múltiplas facetas – foram distinguidas pelo Comité Olímpico de Portugal aproveitando a comemoração do Dia Internacional da Mulher, esta quinta-feira comemorado.

Depois das palavras de abertura e da justificação para os actos, feita por Carla Gil Ribeiro, da Comissão Executiva do COP e da abordagem feita por Leonor Moniz Pereira sobre “A actividade física adaptada – da ginástica correctiva à inclusão no Desporto”, foram entregues às homenageadas – perante o auditório do COP desta vez a ter muitas mulheres – em actos singelos mas significativos, depois reconhecidos investigadoras, as prendas alusivas, onde não faltaram as flores.

Se bem que os nomes das investigadoras pouco digam à maioria das pessoas ligadas ao desporto, deixamos alguns dados sobre cada uma, para se perceber quanto é importante salientar o extraordinário percurso de cada uma, ao longo de vários anos, como se deduz do currículo apresentado, bem como algumas das palavras que proferiram depois de receberem os respectivos prémios.

ANALIZA SILVA

Doutorada em Motricidade Humana, pela Universidade de Lisboa; pós-doutorada pela Columbia University – EUA; professora Auxiliar com Agregação na Faculdade de Motricidade Humana – Universidade de Lisboa; e investigadora no Centro Interdisciplinar para o Estudo da Performance Humana “CIPER”. Na hora da distinção, Analiza Silva lembrou a importância da Faculdade de Ciência e Tecnologia, do Instituto Português do Desporto e Juventude, e da Faculdade de Motricidade Humana no seu percurso na investigação.

BEATRIZ GOMES

Atleta Olímpica de Canoagem, presente em Pequim 2008 e Londres 2012; doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto; professora Auxiliar na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra; e investigadora no Centro de Investigação do Desporto e da Actividade Física “CIDAF”. “É ouro sobre azul, estar em casa, no COP, no Dia da Mulher, e ser distinguida. É muito prestigiante e é um estímulo para fazer mais”, disse Beatriz Gomes.

ELISA MARQUES

Doutorada em Actividade Física e Saúde pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; pós-doutorada em Actividade Física pela Universidade do Porto; pós-doutorada no Laboratório de Epidemiologia e Ciências da População, no Instituto Nacional de Saúde – EUA; professora Auxiliar no Instituto Universitário da Maia; e investigadora no Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano “CIDESD”. “Muito me honra como investigadora e mulher receber esta distinção. É a ciência e aquilo que dá ao desporto o que me move”, sublinhou Elisa Marques.

LUÍSA SOARES-MIRANDA

Doutorada em Actividade Física pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; pós-doutorada na área do Cancro e Atividade Física pela Universidade do Porto; mestre em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto; médica interna no Hospital Pedro Hispano; e investigadora do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer “CIAFEL”. “É o reconhecimento de anos de dedicação à ciência, algo que gosto muito de fazer”, disse Luísa Soares-Miranda.

ISABEL MESQUITA

Doutorada em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto; professora associada com agregação da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto; autora de várias obras de natureza científica; e investigadora no Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto “CIFI2D”. Isabel Mesquita não pôde estar presente e recebeu a distinção em sua representação João Paulo Vilas-Boas, vogal da Comissão Executiva do COP.

O Presidente do Comité Olímpico, José Manuel Constantino, presidente do COP, destacou o conjunto de cientistas distinguidas – indicadas por várias faculdades – por darem “confiança e esperança no futuro”, apesar de todas as dificuldades ultrapassadas pela geração de investigadoras como Leonor Moniz Pereira, professora catedrática jubilada da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa e filha (e aluna) do Senhor Atletismo, Mário Moniz Pereira, que seguiu o rumo da Actividade Física Adaptada, onde tem produzido um magnífico trabalho.

José Manuel Constantino salientou ainda que “valeu a pena. E este é também um tributo e ajuda ao reconhecimento das Ciências do Desporto pelos seus pares”.

O secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, sublinhou que a distinção “só é possível porque foi traçado um caminho rumo à igualdade”, tendo recordado ainda os passos (largos) dados numa reunião promovida pela ONU em Pequim, onde Hillary Clinton referiu que, a propósito da igualdade, “os direitos das mulheres são direitos humanos”, tendo terminado afirmando que “os novos desafios e os novos fenómenos devem ser analisados pela Academia”, tendo defendido que é importante que se caminhe para a “investigação/acção”.

Carla Gil Ribeiro, vogal da Comissão Executiva do COP, sublinhou que a cerimónia teve “a intenção de chamar a atenção para paridade”, referindo que, “infelizmente, ainda é preciso celebrar o Dia Internacional da Mulher”.

 

© 1823 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.