Loréne Bazolo, Cátia Azevedo e Lecabela Quaresma estão a pouco mais de vinte e quatro horas de entrarem, esta sexta-feira, nas provas onde obtiveram mínimos, na pista do Arena Birmingham (G. Bretanha), para poderem mostrar a sua categoria neste mundial de pista coberta.
Lecabela será a primeira a entrar em acção (10h18) no Pentatlo com 4.320 pontos feito esta época e com 4.760 como recorde pessoal.
Pelas 10h35, Loréne estará nos 60 metros, onde chega com 7,27 e apenas a dois centésimos do recorde de Portugal, pertença de Maria do Carmo Tavares.
A fechar a manhã (12h10), Cátia Azevedo fará a sua estreia em mundiais onde chegou com os 53,13 que são recorde pessoal feitos há 15 dias.
Da parte da tarde, a presença de Loréne e Cátia na fase seguinte das respectivas provas dependerá do que tiverem conseguido de manhã.
No sábado, Tsanko Arnaudov será o primeiro (11h45) na qualificação do lançamento do peso, onde chegou com o recorde pessoal de 21,17 feito há dias, seguindo-se (13h05) a estafeta de 4×400 metros a tentar ser apurada para a fase seguinte, equipa que é composta por Cátia Azevedo, Rivinilda Mentai, Filipa Martins e Dorothé Évora.
Mais para a noite (19h08), o campeão olímpico Nélson Évora estará na qualificação do triplo salto, para se apurar para a final, tendo feito também à pouco tempo 17,30, apenas a três centímetros do seu próprio recorde de Portugal indoor.
Entretanto, a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), divulgou a lista de prémios (pecuniários) que vai atribuir aos melhores atletas, verba que rondará os dois milhões e meio de dólares (mais ou menos dois milhões de euros).
Os prémios destinam-se aos seis primeiros classificados de cada prova, começando por 40 mil e descendo (20, 10, 8, 6) até aos 4.000 dólares, incluindo ainda as estafetas vencedoras.
Para além disso, 50 mil dólares é quanto vale cada recorde do mundo que seja batido.