Segundo noticia o Comité Olímpico de Portugal na sua página web, o Comité Olímpico Internacional promove uma campanha denominada “Become the Light”, que pretende promover os valores Olímpicos de Amizade, Excelência e Respeito, utilizando a luz enquanto representação simbólica destes valores.
Esta campanha surgiu no arranque dos Jogos Olímpicos de Inverno PyenongChang 2018, que estão a decorrer em PyeongChang, e demonstra como os feitos dos atletas podem inspirar e motivar pessoas de todo o mundo para se tornarem a luz e agirem como bastiões de positividade.
Por se enquadrar com a sua estratégia de valorização social do desporto, o Comité Olímpico de Portugal associa-se a esta campanha global, divulgando nos seus suportes de comunicação os materiais internacionais.
José Manuel Constantino, explica que “O Comité Olímpico de Portugal associa-se a esta campanha olímpica global porque nos identificamos com os seus valores e objectivos. Trabalhamos diariamente para apresentar os atletas como um exemplo de resiliência e motivação e esta é a oportunidade de mostrar que em conjunto podemos fazer do mundo um lugar melhor.”
No site http://www.olympicchannel.com/light é possível visualizar os conteúdos vídeo disponíveis e partilhar a mensagem de inspiração e positividade da campanha.
Como suporte desta crença, o Comité Olímpico Internacional fará uma doação à Agência de Refugiados das Nações Unidas para trazer luz aos campos de refugiados em quatro sectores fundamentais: ruas, áreas desportivas, áreas comunitárias e habitações.
“O desporto é como construir pontes, aproximar as pessoas através da amizade e do respeito”, destacou Thomas Bach, Presidente do Comité Olímpico Internacional. “Num mundo de incertezas, a mensagem de que a humanidade é maior que as forças que nos dividem é ainda mais relevante do que nunca. Os atletas transportam a luz e inspiram-nos, dando-nos a esperança que é possível um mundo melhor.”
Artur Madeira (C/AIPS e COP)