Segundo um despacho da AIPS, o par norte-coreano formado pelos patinadores no gelo Ryom Tae Ok e Kim Ju-sik, tiveram a maior ovação no Gangneung Ice Arena nesta quarta-feira, depois de fazer a respectiva prova em tempo de recorde, o que fizeram deles os ícones desta quarta-feira.
Tae e Kim (foto Getty Image) entraram pela primeira vez nuns Jogos Olímpicos de Inverno, treinaram muito pouco para p que seria indispensável, mas tornaram-se os ídolos do estádio pela inesperada série de resultados obtidos.
O par registou o recorde pessoal de 69.40 no programa curto desta quarta-feira, onde patinaram sob uma interpretação de guitarra do “A Day in the Life” dos Beatles. A razão pela qual se tornaram um ponto de fascínio para PyeongChang 2018 é que muitos não podem imaginar um dia em sua vida, no que é visto como o país mais fechado do mundo.
Mas, ao participar nestes Jogos Olímpicos de Inverno, a Coreia do Norte projectou uma imagem mais aberta, marchando com o sul sob uma bandeira unificada na cerimónia de abertura, enviando uma delegação de centenas, incluindo 220 vestimentos vermelhos líderes de torcida idênticos e a irmã do líder Kim Jong Un.
Entre os 22 atletas norte-coreanos, as estrelas, sem dúvida, sorriram, Ryom, 19 e Kim, de 25 anos, que são os únicos que competem nos Jogos pelo mérito e não pelo cartão selvagem político. O par de patinagem artística qualificou-se para PyeongChang 2018 com um sexto lugar no Troféu Nebelhorn do ano passado na Alemanha.
No final, no entanto, precisaram de um convite especial, já que Comité Olímpico Nacional não os tinha inscrito a tempo para o prazo final da Olimpíada.
Alemanha mantém-se na frente do medalheiro
Ao sétimo dia dos Jogos de Inverno, a Alemanha mantém a liderança na conquista das medalhas, tendo chegado às 12, sendo sete de ouro, duas de prata e três de bronze.
No pódio estão ainda a Holanda e os Estados Unidos da América, com os holandeses a somarem 11 (5-4-2) e os norte-americanos 7 (4-1-2).
Na sequência, a Noruega soma 11 (3-5-3) e o Canadá 10 (3-4-3). Depois estão a França, com 5 (2-1-2), Áustria, com 4 (2-1-1), Suécia, com 3 (2-1-0), Itália, com 3 (1-1-1) e a Coreia do Sul, com 2 (1-0-1).
A formação dos Atletas Olímpicos da Rússia somam 5 (0-1-4), havendo mais nove países que também conquistou medalhas.