A jovem Melanie Santos foi a melhor portuguesa na abertura da época internacional do triatlo, em prova que teve lugar na Cidade do Cabo (África do Sul).
Melanie terminou num excelente 8º lugar, com o tempo de 59.59, a pouco mais de minuto e meio da vencedora, a britânica Vicky Holland (58.18), subindo ainda ao pódio outra britânica (Non Stanford, 58,52) e a húngara Zsanett Bragmayer (59.07).
A olímpica Venessa Fernandes – agora a entrar mais a sério – obteve um razoável 17º lugar (1.01.19), enquanto se releva o registo da júnior Gabriela Ribeiro, em estreia, que terminou na 21ª posição (1.03.52).
No sector masculino, o olímpico João Pereira foi forçado a desistir no na parte do atletismo (a terceira e última, depois da natação e do ciclismo) devido às condições climatéricas que considerou desfavoráveis.
O bicampeão europeu regressou a Lisboa para preparar a próxima prova, a pontuável World Series, que abrirá as hostilidades no dia 2 de Março, em Abu Dabi, onde poderá ter a companhia de João Silva e Melanie Santos, o trio mais categorizado do triatlo português neste momento.