Samuel Remédios (Juventude Vidigalense), ao bater o recorde do heptatlo, foi a figura proeminente de mais uma edição do Campeonato de Portugal de Pista Coberta, que decorreu em Pombal.
O recorde – que tinha 18 anos e pertencia ao olímpico Mário Aníbal – foi obtido no fechar da competição, quando Samuel (25 anos) terminou a última prova e somou 5.980 pontos, mais 50 que o anterior detentor, precisamente o seu actual técnico, registo que assume mais valor por ser o nono no ranking mundial da presente época, o que poderá abrir as portas para estar no mundial, a convite da Federação Internacional.
Não havendo mínimos definidos para esta disciplina, a IAAF escolherá os cinco primeiros do ranking da época passada e mais os cinco da lista dos melhores até 12 de Fevereiro (esta segunda-feira), restando aguardarmos pelo “postal convocatório”.
Nas restantes provas deste campeonato – em que Sporting (18) e Benfica (8) conquistaram 26 dos 30 títulos em disputa – os resultados mais importantes (para além de vários recordes pessoais, o que é sinal de evolução de cada atleta) – a saliência foi para os vencedores dos 60 metros planos, com Loréne Bazolo e Aucuiam Lopes, ambos do Sporting, a confirmarem que estão em boas condições para estarem no mundial, pese emboras apenas Loréne já tenha mínimo. Aucuiam está a dois centésimos.
Referência ainda para o lançador Tsanko Ardaunov, que voltou a passar dos 20 metros (20,57) que é um novo recorde dos Campeonatos, onde se realçam ainda as proezas cometidas por João Vieira (obteve o 18º título nos 5.000 metros marcha) e Sara Moreira (7º título nos 3.000 metros).
Entretanto, no corta-mato, Carla Salomé Rocha foi a melhor portuguesa (3ª) no Crosse de Cáceres – que prestou homenagem ao tetra campeão europeu de crosse, Paulo Guerra – onde Inês Monteiro (ambas do Sporting) foi 4ª. O triunfo pertenceu à etíope Belaynesh Oljira.