Ao vencer a Ucrânia (5-3), este domingo, a equipa portuguesa garantiu o primeiro lugar no grupo C do europeu de Futsal que decorre na capital da Eslovénia, Ljubljana.
Pese embora as duas equipas tivessem assegurado a presença nos quartos-de-final, havia que decidir quem seria o primeiro e o segundo para cumprir o emparelhamento ditado no sorteio inicial.
A formação lusa comandou sempre as operações, chegou a estar a vencer por 5-2 a poucos minutos do fim mas sofreu o terceiro golo ucraniano já perto do final da partida. De resto, Portugal tinha vantagem numérica de golos.
Nos últimos encontros dos outros grupos, a Eslovénia bateu (2-1) a Itália (A); Casaquistão e Rússia empataram (1-1) no B e a Espanha derrotou (1-0) o Azerbaijão, no D.
Nos quartos-de-final, a Eslovénia defronta a Rússia e o Cazaquistão tem pela frente a Sérvia, em jogos a cumprir esta segunda-feira.
Na terça-feira, Portugal defrontará o Azerbaijão (17 horas em Portugal) e a Ucrânia jogará com a Espanha.
Portugal mantêm o objectivo de chegar à final e, se o conseguir, chegar ao título que lhe falta conquistar, tentando não repetir a derrota frente à Espanha na final do euro de 2010.