Domingo 23 de Novembro de 9214

Portugueses nas estruturas da SIGA

SIGA-COP-logoNove portugueses integram, a partir desta quarta-feira, os vários comités constituídos no seio da Aliança Global para a Integridade no Desporto (SIGA no nome original em inglês), o que vai ser sufragado na reunião que terá lugar na sede do Comité Olímpico de Itália, em Roma.

O relevo maior vai para a ratificação de Emanuel Medeiros como CEO desta organização internacional não-governamental na respectiva assembleia geral (parte da manhã) sendo que, da parte da tarde decorrerá uma conferência sobre um conjunto de temas ligado à integridade no desporto, onde estarão presentes mais de duas centenas de personalidades de todo o mundo, encontro que contará com outros dirigentes portugueses, entre os quais Diogo Nabais (Secretaria de Estado da Juventude e Desporto) e Pedro Machado (Banco de Portugal).

Nos vários grupos criados, destaca-se a presença de Vítor Serpa, director do Jornal A Bola no grupo de Media, Patrocínios e Integridade no Desporto, tendo o CNID-Associação dos Jornalistas de Desporto dado o primeiro passo para a abertura de Portugal para a integração nesta instituição, recentemente reforçada com o compromisso firmado quer pelo próprio CNID quer pela A Bola, O Jogo, Record e Antena 1 para com a SIGA, num acto que decorreu em Lisboa.

Neste mesmo grupo, está também Maria João Ribeiro (IdeaCan).

No grupo da Protecção de Menores está João Paulo de Almeida (Director Geral do Comité Olímpico de Portugal) e Luísa Gonçalves (do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), contando-se ainda mais dois cidadãos de países de língua portuguesa: Paulo Spleller (Brasil) e Ângela Melo (Moçambique, ligada à UNESCO).

João Paulo Almeida está ainda no grupo da Integridade nas Apostas Desportivas.

Pedro Machado (Banco de Portugal) e Fernando Veiga Gomes (União Internacional de Advogados) estão no grupo da Integridade Financeira no Desporto, enquanto Paulo Frischsknet (dirigente da Liga Europeia de Natação) está no grupo da Boa Governança no Desporto.

Sem dúvida um passo gigante para um desporto melhor, para uma governança séria e para uma integridade que se aguarda há muito tempo.

© 9214 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.