Liga NOS
Numa partida de poucos momentos empolgantes – os golos obtidos pelo Sporting e pouco mais – Bas Dost voltou a ser o cabeça de cartaz ao obter o terceiro hat trick da época, isto é, marcou nove golos em apenas três jogos, ficando agora a dois do líder (Jonas, com 21) e criando mais uma lura suplementar para este campeonato.
A presença de 41.950 espectadores (mais duzentos do que contra o Marítimo) também foi um marco importante e que confirma esta média por jogo, bem como a estreia do novo médio atacante, Ruben Ribeiro, que se estreou da melhor forma ao fazer a assistência para Bas Dost inaugurar o marcador (31’).
Fintas a dois defesas dos avenses, colocaram Rubem em posição ideal para remeter a bola para Dost que, de cabeça, meteu a bola na baliza de um Quim algo apático, bem como os dois centrais que permitiram a entrada vitoriosa de Bost.
A formação leonina passou por um mau bocado (12’), quando Alexandre Guedes passou a bola
a Amilton, que rematou de pronto e obrigou Patrício a colocar em prova os seus reflexos para evitar um golo quase certo.
Patrício voltou a estar em apuros (17’), quando Salvador Agra se isolou e obrigou o guardião dos leões a sair aos pés do atacante forasteiro, mas que falho no momento próprio.
Piccini entrou em bom plano e foi seguindo a caminho da baliza quantas vezes fossem precisas (entre os 20 e os 23’).
E pouco depois surgiu o primeiro golo do Sporting (31’), marcado por Bas Dost que, a centro do “estreante” Ruben Ribeiro – duas fintas, tirou dois defesas do caminho para poder centrar – no que resultou em perfeito para Dost abrir o activo.
Ruben voltou a estar bem (35’) quando fez um passe para Bruno Fernandes rematar forte mas com a bola a passar ao lado do poste mais longe.
Num contra-ataque, Amilton – a centro de Salvador Agra – cabeceou para a baliza de Patrício que não chega à bola e esta seguiu para a trave, chegando-se ao intervalo.
O segundo tempo começou com Acuña a rematar (com o pé contrário) forte mas ao lado da baliza e quatro minutos depois Gelson é agarrado na grande área e cai entre três jogadores do Aves, que correspondeu a grande penalidade (validada pelo VAR).
Chamado a marcar, Bas Dost “enganou” Quim – que foi para o lado contrário da bola – fazendo o 2-0 aos 51’.
Dost esteve envolvido ainda numa queda na grande área dos visitantes mas, desta vez, o VAR não confirmou, pelo que o jogo continuou e com o Aves a tentar criar perigo de novo, com Amilton em grande velocidade na direcção da baliza de Patrício, que estava atento e defendeu bem.
O Sporting continuou a tentar marcar mais golos mas Bruno Fernandes (78’) e Gelson (80’) não acertaram no alvo.
O jogo aproxima-se do fim e o minuto 90’ chegou com o último golo para o Sporting, de novo por Bas Dost a dar o melhor seguimento a um passe rasteiro de Piccini.
Um triunfo que confirmou a superioridade do Sporting, com boa réplica do Aves, mantendo os leões na rota do trio da frente.
.
João Pinheiro não teve dificuldades acrescidas e actuou bem com o VAR – o que por vezes não é conseguido – e com o resto, bem acompanhado pelos assistentes Nuno Pereira e Jorge Cruz, alinhando as equipas da seguinte maneira:
Sporting – Patrício; Piccini, Coatres, Mathieu e Coentrão; Gelson (Podence, 83’), Bruno Fernandes, William Carvalho e Acuña (Bryan, 74’); Bas Dost e Ruben Ribeiro (Battaglia, 65’).
Aves – Quim; Rodrigo, Carlos Ponck, Diego Galo e Nildo; Falcão, Vítor Gomes (Machado, 70’) e Gonçalo Santos; Salvador Agra (Falcone, 78’), Amilton e Alexandre Guedes (Arango, 45’).
Nos outros jogos realizados este domingo, o Boavista venceu o Portimonense por 2-0 enquanto o Tondela recebeu o Feirense e ganhou por 3-1. Por seu lado, o Belenenses perdeu em casa frente ao Rio Ave por 2-1, ronda 18ª que termina esta segunda-feira com os jogos Moreirense-Setúbal e Estoril-F.C.Porto.