A terceira parte da 13ª jornada (azarada no norte e centro em termos de indisciplina) na Liga ZON, concretizada este sábado, teve um pouco de tudo.
Em Aveiro, Coimbra e na zona de Lisboa houve vários problemas de indisciplina (a ética não funcionou), com o jogo aveirense a ficar-se pelo intervalo, no que foi mais uma acha na “fogueira” em que o futebol português está metido, já que ninguém tem mão em nada e em ninguém.
Para reforçar ainda essa situação os árbitros continuam a errar semana a semana (ainda que com o VAR a funcionar), sendo desta vez “castigado” o periclitante Vitória de Setúbal, que viu um golo limpo não ser validado.
Depois de estar a perder por 1-0 (golo de Raphinha, de grande penalidade, aos 12 minutos), a formação setubalense subiu até à linha recuada do Guimarães e, na sequência de um pontapé de canto (16’), a bola é cabeceada para a baliza, bate no poste e ultrapassa por completo a linha de baliza apesar dos esforços do guardião vimaranense, que a afasta para fora mas estando, ele próprio, completamente dentro da baliza. Onde estava o VAR ou o que é que foi feito para visionar as imagens?
O Setúbal chegou ao final a perder por 2-1.
Nos outros jogos deste domingo, o Braga venceu o Paços Ferreira (3-0) e o Desportivo das Aves foi vencer (1-0) o Feirense, em Vila da Feira.
A jornada encerra-se esta segunda-feira com a partida Estoril-Portimonense.
Na classificação, com o empate no Porto-Benfica, o Sporting juntou-se aos portistas (33 pontos), estando o Benfica em 3º (30) e o Braga em 4º. (28), seguindo-se o Marítimo (24), Rio Ave e Guimarães (20), Boavista (17), Belenenses (16), Portimonense (menos um jogo) e Chaves (15), Aves (13), Paços de Ferreira e Tondela (12), Feirense (11), Setúbal (10), Moreirense (8) e Estoril (7 e menos um jogo).
Nos melhores marcadores, registe-se os dois golos apontados por Raphinha (Guimarães), que o fez saltar para a 4ª posição, a par com Marega (Porto), ambos com 8, tendo Bas Dost subido ao 2º lugar (10), enquanto Jonas (Benfica) comanda com 15 e Aboubakar desceu ao terceiro lugar, com 9.
No próximo fim-de-semana, a ronda 14ª comporta os seguintes encontros: Boavista-Sporting, Belenenses-Paços Ferreira, Setúbal-F.C. Porto, Rio Ave-Moreirense, Marítimo-Braga, Benfica-Estoril, Guimarães-Feirense, Portimonense-Chaves e Aves-Tondela.