Anri Egutidze (- 81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg) salvaram a “honra do convento” e estiveram em excelente plano na segunda e última ronda do Gran Slam de Tóquio, que este domingo terminou, ao obterem dois 5ºs lugares de prestígio.
Fonseca deu um passo importante para garantir a presença no Masters de São Petersburgo (16 e 17 deste mês), depois de ter vencido o canadiano Kyle Reys (waza-ari), o francês Alexandre Iddir (ippon), perdendo com o húngaro Miklos Cisjenics (waza-ari), chegando à repescagem onde voltou a vencer, desta vez o japonês Kentaro Iida (dois waza-ari) mas perdendo no combate para o bronze com o belga Toma Nikiforov (waza-ari).
Egutidze teve um percurso semelhante, começando por derrotar o checo Ivan Petr (dois waza-ari) e o japonês Sotaro Fujiwava (wzaa-ari), perdendo para o sul coreano Sungho Lee (ippon) e afastar, na repescagem, Vladimir Zoloev (Quirguistão) por waza-ari. Na disputa pelo bronze foi derrotado pelo mongol Dagvasuren Nyamsuren (dois waza-ari).
Nesta categoria (-81 kg), João Martinho venceu o belga Sami Chouchi (waza-ari) e perdeu com o brasileiro Eduardo Yudi Santos (ippon).
No lado feminino, Yahima Ramirez (-78 kg) perdeu logo de entrada frente à japonesa Mami Umeki (ippon).