Telma Monteiro (- 57 kg) e João Crisóstomo (-66 kg) foram os únicos (dos oito em prova) que venceram um combate na primeira ronda do Grand Slam de Tóquio, este sábado.
A bronzeada do Rio de Janeiro derrotou a chinesa Xuemei Feng por waza-ari mas perdeu de seguida para a húngara Hedvig Karakas, por ippon, tendo visto frustrada a hipótese de melhorar o ranking e ter acesso ao Masters de São Petersburgo (dias 16 e 17 deste mês), concluindo a sua época.
Crisóstomo, por seu lado, derrotou o russo Aram Grigoryan por ippon, técnica pelo qual foi afastado ao segundo combate ao perder com o ucraniano Georgii Zantaraia
Nos -73 kg, Nuno Saraiva perdeu logo à primeira para o francês Pierre Dupret (duplo waza-ari), enquanto Jorge Fernandes foi derrotado pelo moldavo Ion Nacu (duplo waza-ari).
Nas senhoras e no que respeita a todas restantes categorias em competição as portuguesas foram afastadas logo à primeira derrota, como foram os casos de Joana Diogo (-48 kg), perdeu com a brasileira Gabriela Chibana (ippon); Maria Siderot (mesma categoria) ante a israelita Shiva Rishony (duas penalizações).
Joana Ramos (- 52 kg) perdeu com a japonesa Rina Tatsukawa (waza-ari).
Este domingo estarão em luta Anri Egutidze e João Moutinho (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg).