Luís Horta, um dos mais consagrados “experts” no que à luta contra a dopagem no desporto respeita, é o orador da primeira conferência que a Revista Atletismo vai promover esta quinta-feira, pelas 18 horas.
Luís Horta, médico, ex-Presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal, foi consultor da Autoridade Antidopagem brasileira e é actualmente especialista em medicina de reabilitação física no Grupo Hospitalar Lisboa Central.
Atletas com Hiperandrogenismo – A verdade desportiva está em causa? – é um dos temas a desenvolver, porquanto o hiperandrogenismo representa uma situação clinica caracterizada por um aumento da produção das hormonas sexuais masculinas (Testosterona). Esta condição levantou e continua a levantar uma enorme controvérsia na comunidade científica e na comunidade desportiva em geral.
Os casos das atletas Caster Semenya e Dutee Chand trouxeram este debate para a opinião pública.
O hiperandroginismo aumenta na realidade o rendimento desportivo nas atletas? As restrições impostas para que estas atletas possam competir ferem princípios fundamentais em termos de Direitos Humanos? A livre participação destas atletas no Desporto põe em causa o princípio de igualdade de oportunidades?
A dopagem genética representa a transferência de células – ou de elementos genéticos – e o uso de agentes farmacológicos ou biológicos que alterem a expressão genética, com o intuito de melhorar o rendimento desportivo.
Uma série de técnicas de manipulação genética estão neste momento a ser investigadas para o tratamento de múltiplas doenças de difícil tratamento, como por exemplo determinadas distrofias musculares e a doença de Parkinson.
Existem rumores de que os praticantes desportivos e outros agentes desportivos tenham solicitado informação sobre estas técnicas, com o intuito de melhorarem o seu rendimento desportivo. A dopagem genética é um mito ou já representa uma realidade?
Sem dúvida um assunto de plena actualidade a que o público alvo (atletas, treinadores, estudantes de medicina, estudantes de educação física e dirigentes desportivos) pode seguir na sala multiusos da CEFAD – Rua Francisco Baía, nº 9 (perto do Estádio da Luz) esta quinta-feira.
A entrada é gratuita e obedece a um registo para o email: raconferencias@gmail.com, com o nome e contacto telefónico.