Iniciou-se este domingo, em Torres Vedras, a primeira (das três) fase da escolha dos atletas que representarão Portugal no europeu de crosse, na cidade eslovaca de Samorin (10 de Dezembro).
De acordo com o regulamento estabelecido pela Federação Portuguesa de Atletismo, a prova efectuada em Torres Vedras apura os sub-20 (juniores), o de Barcelos (12 deste mês) os sub-23 e o da Amora (19 de Novembro) os seniores
A participação nestas três competições (para cada uma das categorias) “é obrigatória para os atletas que estão integrados no Plano de Apoio ao Alto Rendimento – nível IV – através das distâncias de 3.000 metros obstáculos, 5.000 e 10.000 metros”, segundo reza o documento federativo, podendo deduzir-se que os maratonistas (Jéssica Augusto, Carla Salomé Rocha e Vera Nunes, que este domingo correram a maratona, bem como Sara Moreira, que vai estar na maratona de Valência, no dia 19 deste mês) poderão ficar de fora do leque definido, isto é, só irão se estiverem no crosse da Amora. A ver vamos.
Na principal prova masculina no Crosse de Torres Vedras/36º Crosse de Matos Velhos, o vencedor foi Eduardo Mbengani, que cobriu os 9.000 metros do percurso em 28.01, à frente de André Pereira (Benfica), 28.09 e Paulo Pinheiro (Sporting), 28.24.
No feminino, triunfo de Inês Monteiro (Sporting), com 25.49 para os 7.500 metros, seguida de Ercília Machado (Individual), 26.24 e de Susana Godinho (Sporting), 27.14.
Em caso de ausência injustificada nas privas de selecção, serão suspensos os apoios do Plano de Alta Competição destinados aos atletas e respectivos treinadores.
Os atletas da categoria de sub 20 e sub 23 competirão ainda no Crosse de Alcobendas (Espanha) para definição da equipa para o europeu, sendo que nenhum dos apurados (incluindo os seniores) poderá participar em provas entre o dia 28 de Novembro e 9 de Dezembro, véspera do europeu.
A constituição da comitiva portuguesa será divulgada no dia 21 de Novembro.