Vencendo a Rússia (3-2), Portugal apurou-se para mais uma final de uma competição internacional de Futebol de Praia, para o caso a Taça Intercontinental, que está a decorrer nos Emiratos Árabes Unidos.
No jogo, esta sexta-feira, ante a equipa campeã europeia em título, a turma lusitana abriu o activo (9’) por intermédio de Bruno Novo, permitindo aos russos que fizessem a reviravolta (1-2) com golos obtidos por Chuzhkov (11’ da primeira parte) e Pararotnyi (3’ minutos da segunda parte).
Entrando no terceiro período em desvantagem, Portugal não desesperou, insistiu e alcançou. Elinton Andrade (3’) deu o mote com um golo baliza a baliza e, ao cair do pano (11’), Jordan Santos, na marcação serena de um livre frontal, consagrou novamente a nação valente.
Campeões Mundiais e Europeus em 2015, finalistas da Liga Europeia em 2016 e 2017, Portugal chega, pela primeira vez, ao derradeiro encontro de uma competição que reúne as melhores equipas dos cinco continentes.
A selecção lusitana começou por vencer (6-4) os Emirados Árabes Unidos; perdeu (4-1) com o Brasil e ganhou ao Egipto (3-1), após marcação de grandes penalidades (6-6 no tempo regulamentar), carimbando a presença na final ao derrotar os russos.
A final terá lugar este sábado e será falada em português, porquanto o adversário dá pelo nome de Brasil.