Obtendo um excelente empate (1-1) no campo do Ludogorets Razgrad – que é o líder do grupo – o Sporting de Braga deu um passo de gigante para se apurar para os dezasseis avos da Liga Europa, enquanto o Vitória de Guimarães, vencendo (1-0) em casa o Marselha, passou a ter hipóteses de ainda sonhar com o apuramento.
Os bracarenses alcançaram o golo por Fransérgio (83’), depois dos donos da casa terem aberto o activo por Marcelinho (68’), depois de um zero-zero no primeiro tempo.
Neste grupo (C), com quatro jogos jogados, o Ludogorets comanda com 8 pontos, seguido do Braga (7), do Hoffenheim (4) e do Basaksehir (2).
O empate deu ainda uma ajudinha para aumentar a pontuação de Portugal no Ranking FIFA, na “perseguição” ao 6º lugar, onde se encontra a Rússia.
No próximo Jogo (dia 23, 20h05), O Braga recebe os alemães do Hoffenheim, tendo tudo para vencer e, com isso, garantir o apuramento para a fase seguinte.
Na sua primeira vitória – à quarta jornada – o Guimarães aumentou o “ego” de poder chegar, no mínimo, ao segundo lugar (logo, o apuramento), depois de ter batido os franceses do Marselha num golo solitário obtido por Hurtado (80’).
Com isso, deu também uma ajuda no “ranking” mundial de Portugal.
Na grupo (I), comando para o Red Bull Salzburg, com 8 pontos, à frente do Marselha, 6, do Atiker Konyaspor e do Guimarães, ambos com 4 pontos.
No próximo jogo, o Guimarães seguirá viagem até ao Red Bull Salzburgo (dia 23, 18H00), num jogo nada fácil mas que poderá ser, em caso de vitória, um pulo muito grande para ainda poder ser apurado.
Jogo no Estádio D. Afonso Henriques perante uma assistência cerca de 15.000 espetadores, as equipas alinharam:
Vitória de Guimarães:
Miguel Silva, João Aurélio (Victor Garcia, 83), Jubal, Marcos Valente, Konan, Wakaso, Francisco Ramos, Hurtado (Moreno, 89), Heldon, Raphinha (Hélder Ferreira, 71) e Rafael Martins.
(Suplentes: Miguel Oliveira, Victor Garcia, Moreno, Celis, Sturgeon, Hélder Ferreira e Texeira).
Treinador: Pedro Martins.
Marselha:
Steve Mandanda, Bouna Sarr, Adil Rami, Aymen Abdennour, Jordan Amavi, Boubacar Kamara, Luiz Gustavo (Kostas Mitroglou, 83), Morgan Sanson, Maxime Lopez (Hiroki Sakai, 76), Clinton Nije (Florian Thauvin, 67) e Valère Germain.
(Suplentes: Yohann Pelé, Hiroki Sakai, Rolando, Zambo Anguissa, Florian Thauvin e Kostas Mitroglou).
Treinador: Rudi Garcia.
Árbitro: Tomás Bognar (Hungria).
Ação disciplinar: cartão amarelo para Amavi (08), Hurtado (15)), Boubacar Kamara (56 e 86), Hélder Ferreira (90+1), Francisco Ramos (90+2). Cartão vermelho por acumulação de cartões amarelos para Boubacar Kamara (86).
Evra expulso
Na sequência dos desacatos antes do jogo entre adeptos e jogadores do Marselha, Patrice Evra foi expulso e já não integrou o banco de suplentes.