Quinta-feira 07 de Novembro de 2024

Final do Projecto Nestum Rugby

05Mai_4092_Rugby_nestO Parque Desportivo do Entroncamento,vai acolher a Festa Final do Projecto Nestum Rugby nas Escolas edição de 2011.

A habitual festa deste projecto realiza-se a 21 de Maio (Sábado) naquela localidade onde vão participar mais de e 900 alunos oriundos de 80 escolas de todo o país. Ao longo do ano o Projecto já permitiu, a iniciação de 35.000 jovens na prática do rugby.

Na conferencia de imprensa de apresentação da Festa Final na Escola Secundária Luís Freitas Branco em Paço de Arcos estiveram presentes o Seleccionador Nacional de Rugby, Errol Brain, António Aguilar, João Júnior, Jacques Le Roux, Rui Rodrigues e Eduardo Salgado, que constituíram a “Equipa de Tag Rugby da Selecção Nacional”, que defrontaram alunos da escola numa partida de “Tag Rugby”.

Os responsáveis pela iniciativa DE, FPR e Nestum prestaram algumas declarações:

José Ribeiro, Director-Geral da Nestlé, definiu o programa que a Nestlé desenvolve há três anos em conjunto com a FPR e o Desporto Escolar. “Este programa tem vindo a crescer e vai continuar porque (nos revemos nos valores transmitidos pelo Rugby), acreditamos que é um dos maiores objectivos da empresa a interacção entre a boa alimentação e o desporto” – acrescenta o responsável da marca.

Carlos Amando da Silva, Presidente da FPR, enalteceu o apoio da Nestum (Nestlé), ao nível dos materiais didácticos e dos recursos humanos, do Desporto Escolar e das Associações Regionais, sem os quais nada disto seria possível. “É na escola que tudo tem que começar e está a começar. Tem havido apoio à inserção de novas modalidades nas escolas e o rugby tem aproveitado a oportunidade. A nossa obrigação é proporcionar a aprendizagem do rugby, aos mais novos. O rugby transmite valores fantásticos que, na nossa sociedade, se têm vindo a perder. É um desporto diferente que vale a pena praticar.”

Para o Coordenador Nacional do Desporto Escolar, Paulo Alves, “são projectos como estes que nos dá prazer apoiar”. Para este responsável do Desporto Escolar “o projecto tem sido um êxito enorme e a divulgação do rugby nas escolas tem sido bem conseguida, tendo sido o projecto que mais cresceu nos últimos anos”.

Tomaz Morais presente neste momento afirmou “É com grande alegria que reconheço este projecto, 35.000 miúdos a experimentar o rugby nas escolas, para nós, era um número impensável que agora vemos concretizado. Acredito que parte deste sucesso deve-se à conquista que os Lobos têm tido ao longo do seu percurso, no país.” e ainda disse

“Quero também dar um grande agradecimento aos Lobos por nunca recusarem uma visita às escolas, para apoiarem os alunos. Seria uma honra ver estes jovens, um dia, como Lobos. É, realmente, um excelente projecto. É um projecto exemplar no país”.

A  Associação de Rugby do Sul, pela voz de Artur Peña, reforça a importância de atrair mais jovens para o rugby e o crescimento sustentado do projecto. “Em três anos houve uma grande evolução do projecto. Em 2010/11 fomos a 350 escolas e conseguimos interagir com 35.000 alunos. Desde o começo do nosso projecto que se vem notando uma subida de clubes de rugby. Neste momento são 44 clubes dentro das escolas.”

Entre os internacionais portugueses presentes esteve também a atleta de Sevens Maria Vasquez, que considera este tipo de projectos fundamentais para a modalidade: “É daqui(das escolas) que começamos a cativar mais jogadoras para o rugby, cada vez com mais conhecimento do jogo. Faltam raparigas no rugby, ainda há receio em experimentar este desporto. O rugby é um jogo mais táctico, onde a inteligência se sobrepõem à força, eu incentivo todas as raparigas a experimentar pelo menos um treino. O rugby é algo que nos prende e não nos deixa sair mais. Felizmente, este ano, assistiu-se a um crescimento do número de equipas e isso é muito positivo para o rugby feminino.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.