Quarta-feira 23 de Novembro de 1718

Sessão Anual em Reguengos de Monsaraz

AOP-CartazSessão-22-09-17Reguengos de Monsaraz vai ser o palco, entre sexta-feira e domingo próximos, da XXVIII Sessão Anual e da IX Sessão para Membros da AOP, evento promovido pela Academia Olímpica de Portugal em parceria com a Câmara Municipal local.

Com início marcado para as 21h15 de sexta-feira, com as palavras de saudação da Câmara Municipal ante os Presidentes do Comité Olímpico de Portugal e da Academia Olímpica, o primeiro tema a debater será “O Movimento Olímpico e a integridade no desporto”, sendo orador João Paulo Almeida, Director-Geral do COP.

Durante toda a manhã, desenrolar-se-á um programa de educação olímpica sob a direcção de Rita Nunes (também do COP) por várias escolas do concelho

No sábado, Gustavo Marcos, membro da AOP, versará “Os Jogos Olímpicos da Antiguidade”, enquanto Carlos Manuel Albuquerque, jornalista da RTP, abordará “A Importância da difusão televisiva dos grandes eventos desportivos na lógica do desenvolvimento de uma cultura desportiva”.

Depois do “break”, Ilídio Torres, membro da AOP, dissertará sobre “Pierre de Coubertin: o antes e o depois”, enquanto Vítor Félix, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, falará sobre “Canoagem em Portugal, Passado, presente e futuro”, terminando a sessão de manhã com a intervenção de Tiago Viegas, presidente da AOP, sobre “Academia Olímpica de Portugal – Desafios”.

Depois da primeira parte da tarde ser passada numa visita cultural a Reguengos (Casa do Barro e Monsaraz) e da reunião dos grupos de trabalho, o fim de tarde (18 horas) será reservado ao terceiro painel, com “Os Desafios Contemporâneos do Movimento Olímpico”, tema que terá a intervenção de Artur Lopes, Vice-presidente da Federação Internacional de Ciclismo; José Costa, velejador olímpico no Rio de Janeiro; Paulo Barrigana, professor que tem desenvolvimento um trabalho extraordinário com os jovens nas escolas por onde tem passado, alguns dos quais chegaram aos Jogos Olímpicos.

Antes do jantar, Catarina Monteiro, recordará “O Festival Olímpico da Juventude Europeia – Gyor’2017”, do qual foi chefe de missão.

No domingo, o dia começará com a “Apresentação dos relatórios das sessões da Academia Olímpica Internacional”, por Andreia de Almeida, seguindo-se Teresa Rocha, membro da AOP, que fará as “Apresentações de actividades dos membros da AOP”.

Para fechar o programa dos painéis, Leonardo Mataruna dará a conhecer o “FootPrints nos Jogos Olímpicos: o caso do Rio de Janeiro”, seguindo-se a apresentação do livro “Mega Events FootPrints – Past, Present and Future”, culminando a Sessão com a apresentação das conclusões dos grupos de trabalho e a cerimónia de encerramento.

Mais um momento de reflexão do espirito olímpico, passando pelo espirito desportivo e pelo fair play, numa altura em que, no desporto em Portugal – mormente no futebol – onde a capacidade “destrutiva” de muitos cidadãos caminha para um de dois becos sem saída: ou os jogos serem jogados à porta fechada ou à aplicação, sem tréguas e com celeridade, de medidas punitivas “pesadas” para quem não tiver comportamentos, ética e comprovadamente marcantes, no desporto e pelo desporto em Portugal.

 

© 1719 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.