Com um total de 48 figuras de variados materiais e dimensões, correspondendo às mascotes dos Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno, esta é uma das maiores, senão a maior, exposição do género que se efectua em Portugal, que serão acompanhadas das respectivas legendas sobre cada mascote.
A partir do dia 4 de Outubro (4ª feira) a exposição será aberta na Biblioteca Municipal de Portalegre sob o título “Mascotes Olímpicas. De Talismãs a símbolos de identidade”, sendo apresentada pela Academia Olímpica de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal local.
Num primeiro momento, a exposição estará patente, até ao dia 20 do mesmo mês, no contexto de um programa que incluirá visitas orientadas de grupos escolares e um ciclo de conferências dinamizado pela Dra. Teresa Rocha, Membro da Academia.
A exposição constitui o desenvolvimento de uma primeira apresentação em Julho e Julho passados, na Nave do Complexo de Piscinas do Jamor.
Este acervo é cedido por coleccionadores particulares, membros da Academia, e instituições.
Depois de Portalegre, a Academia vai manter a exposição itinerância pelo país, estando a ser organizado o planeamento relativamente às cidades que já se candidataram.
Uma boa oportunidade para chamar a atenção dos mais jovens sobre o espirito olímpico, como que se conquista e como se chega aos Jogos Olímpicos, numa altura em que, em Portugal, o “sistema desportivo” chegou a patamares inauditos, onde o “ódio” atinge proporções sem qualquer controlo.