Com o maior número de vitórias obtidas na fase de grupos (no masculino pela totalidade), as equipas nacionais presentes no europeu de Ténis de Mesa, que está a decorrer no Luxemburgo, fez o pleno no apuramento para os quartos-de-final.
Fase que se inicia esta sexta-feira, com Portugal a defrontar a Croácia (17 horas em Portugal) no masculino e a Roménia (11h00) no feminino.
Em relação à última ronda da fase de grupos, esta quinta-.feira, a equipa feminina foi a primeira a apurar-se, depois de uma maravilha de jogo ante a Ucrânia, que venceu (3-2), conquistou a segunda vitória e, com nisso, o apuramento para os quartos-de-final do Europeu de equipas que está a decorrer no Luxemburgo.
Foi uma luta empolgante entre as duas formações com Portugal a adiantar-se no marcador quando Fu Yu venceu Margaryta Pesotska num jogo de “loucos” por ter chegado ao limite (3-2).
O que foi sol (do oriente) de pouca dura, uma vez que Jieni Shao e Cátia Martins perderam os jogos seguintes. Jieni caiu ante Ganna Gaporova (0-3) e Cátia defronte de Solomya Brateiko (0-3).
Nos dois últimos jogos, a grande reviravolta e Portugal “despachou” as ucranianas em grande velocidade: Yu Fu veneu (3-1) Ganna Gaponova e Jieni “desforrou-se” em Margaryta Pesotska pelo mesmo resultado (3-1).
Na classificação do grupo, Portugal e Áustria (com duas vitórias cada) ocuparam os dois primeiros lugares, seguidos da Ucrânia (1 vitória) e Espanha, com três derrotas.
No masculino, Portugal começou bem a jornada, batendo a Áustria – o campeão europeu em título – (3-2), numa partida também de “gritos”, porquanto só a negra decidiu o vencedor.
Marcos Freitas venceu Robert Gardos (3-1), Tiago Apolónia perdeu (2-3) com Stefan Fegerl, João Monteiro também perdeu (2-3) com Daniel Habesohu, valendo os triunfos obtidos por Marco (3-2) sobre Stefan Fegerl e Tiago Apolónia (3-2) ante Robert Gardos, numa vitória quase épica, porquanto só faltou um jogo para ser o pleno de tudo a 3-2.
No último jogo voltou a estar em grande plano e venceu a Eslováquia (3-1), com Marcos Freitas abri a perder (2-3) frente a Yang Wang, seguindo-se os triunfos de João Monteiro (3-1) sobre Lubomir Pistej, de Tiago Apolónia (3-0) ante He Bai e de Marcos Freitas (3-1) frente a Lubomir Pistej.
Portugal terminou o grupo com três vitórias, seguido da Eslovénia (2), Eslováquia (1) e Áustria (0).