Ao vencer o Fafe (30-17), Sporting estreou-se da melhor forma quer a iniciar o campeonato de Andebol de 2017/2018 quer, em especial, por ter sido o primeiro jogo na nova Casa das modalidades, o Pavilhão João Rocha.
E muito bom também porque com 2.862 espectadores presentes quase chegou ao limite da capacidade (3.000) oficial.
Com este resultado, o Sporting passou também, ainda que à condição (o último jogo desta ronda um joga-se no dia 27, entre o Benfica e o Madeira SAD) a liderar por ter obtido o resultado mais volumoso dos jogos já efectuados.
Nos primeiros minutos do jogo foi o Fafe que mais perigo (e golos) criou, não só porque aos sete minutos vencia por 4-2 e aos 15 continuava a marcar mais (5-4), isto para além de quatro ou cinco remates dos seus atacantes que foram de encontro aos postes e à barra da baliza do guardião sportinguista.
A partir dos 17’ o Sporting começou a “levantar a cabeça” e passou para a frente (7-5), permitindo ainda (20’) o empate a sete, começando apenas a partir daqui a somar golos atrás de golos, chegando ao intervalo a vencer por 13-9.
No segundo tempo – tal como se verificou ainda no decorrer dos primeiros trinta minutos – o Sporting (bem como o Fafe) fizeram várias substituições, mas o caminho do marcador foi sempre favorável aos leões, que foram aumentando a contagem paulatinamente até se fixar nos 30-17 no final da partida.
Notou-se, em ambas as equipas, alguma insuficiência técnico-táctica, fruto do início recente da época, sendo que a do Fafe foi a que maior “fraqueza” demonstrou no segundo tempo, como se comprova pelo desnivelamento do resultado minuto a minuto.
Apesar disso, podem queixar-se dos tais cinco ou seis remates à madeira da baliza do guardião sportinguista (no Sporting foram apenas dois ou três), guarda-redes que até marcou um golo enviando a bola para a baliza deserta, depois de cortar uma ofensiva do Fafe junto da sua área.
Em termos de golos, o “maior” João Ferreira (Fafe), com seis, seguindo-se Tiago Rocha (5), Bozovic e Kopco (4 cada), que também corresponderam aos melhores em campo, a quem se junta o guardião leonino Manuel Gaspar.
A dupla de arbitragem, composta por Mário Coutinho e Ramiro Silva cumpriram a missão sem problemas de maior.
As equipas alinharam com os seguintes sete base:
Sporting – Manuel Gaspar (1 golo); Pedro Portela (3), Cláudio Pedroso, Edmilson Araújo (3) e Francisco Tavares; Tiago Rocha (5) e Carlos Carneiro (3). Jogaram ainda: Pedro Valdes (1), Michal Kopco (4), Blejanovic, Carlos Ruesga (1), Frankis Marzo (1), Ivan Nikcevic (3), Janko Basovik (4) e Felipe Ribeiro (1).
Fafe – Nuno Silva; Miguel Fernandes (2), Ricardo Ávila (2), João Ferreira (6), Mário Pereira (3) e Tiago Silva e João Fernandes (2). Jogaram ainda: Tiago Gonçalves (1), Vasco Santos (1), João Carvalho e Nuno André (guarda-redes suplente).
A próxima jornada, marcada para o dia 9, engloba os seguintes jogos: Águas Santas-Benfica; Avanca-Arsenal, Belenenses-Maia Simai, Xico Andebol-Sporting; ABC-S. Bernardo, Madeira SAD – F. C. Porto e AC Fafe-Boa Hora.