Portugal sofreu a bem sofrer (a segundos de acabar o jogo estava a perder por 5-4) para levar de vencida a equipa gaulesa (6-5), num volte face que poucos acreditavam face ao desempenho verificado nos dois jogos anteriores (Argentina e Itália=duas derrotas).
Com isso, conseguiu chegar ao terceiro e último lugar de apuramento no grupo e passar aos quartos-de-final – o mínimo que se podia exigir – mas caiu-lhe em sorte a fortíssima equipa de Moçambique, que apenas perdeu com a Espanha (e um tangencial 3-2), o que cria dificuldades para o jogo que está marcado para esta quinta-feira (dia 7), partida que se no sistema de “mata-mata”, porque perder ficará pelo caminho e que poderá ser vista na RTP1, na parte da manhã.
Esta terça-feira completaram-se as fases de grupo quer no Mundial quer na Taça FIRS, o que definiu a arrumação nos quartos-de-final.
Os resultados verificados foram os seguintes:
Mundial (Divisão Principal)
Grupo A – Argentina, 6 – Itália, 1 e Portugal, 6 – França, 5
Na classificação: 1º Argentina; 2º Itália; 3º Portugal, 4º França
Grupo B – Chile, 7 – Alemanha, 3 e Espanha, 3 – Moçambique, 2
Classificação: 1º. Espanha, 2º Moçambique; 3º Chile; 4º Alemanha
Taça FIRS (II Divisão)
Grupo A – Colômbia, 19 – África do Sul, 0 e Macau, 3 – Áustria, 13
Classificação: 1º Colômbia, 2º Áustria; 3ºs África do Sul e Macau
Grupo B – Estados Unidos, 4 – Holanda, 8 e Angola, 24 – Egipto, 1
Classificação: 1º Angola; 2º Holanda, 3º Egipto; 4. Estados Unidos
Depois destes resultados, o quadro dos quartos-de-finais dispôs os oito conjuntos
(Espanha-Colômbia, Moçambique-Portugal, Chile-Itália e Angola-Argentina) que vão ser interessantes de seguir, tendo como base os resultados obtidos por cada equipa na fase de grupos.
Em função dos resultados, os quatro vencedores discutirão (8 de Setembro) o acesso à final (dia 9) enquanto os vencidos jogarão para o 3º e 4º lugar (dia 9).
Em relação aos vencidos, jogarão para os 5º ao 8º lugar, primeiro em meias-finais (dia 8) com os vencedores a discutirem o 5º e o 6º lugar e os vencidos o 7º e 8º, ambos no dia 9.
Dos sobrantes da Taça FIRS, dia 7 haverá também os quartos-de-final, com os pares Alemanha-Macau, Holanda-África do Sul, Egipto-Áustria e Estados Unidos-França, seguindo-se o mesmo esquema (e dias) do mundial propriamente dito (1º ao 8º lugar), estando em discussão as posições 9ª à 16ª.
Na Taça das Confederações (III Divisão), a jornada desta terça-feira originou os seguintes resultados (apuramento dos classificados do 17º ao 22º lugar): Israel, 16 – Nova Zelândia, 3, Índia, 5 – Taipé Chinesa, 2 e Austrália, 2 – Japão, 4.
Na classificação, Índia e Israel comandam com 7 pontos, seguindo-se o Japão (6), Taipé Chinesa (3), Austrália (2) e Nova Zelândia, 0.
Este grupo também tem um dia de intervalo, recomeçando (4ª jornada) na quinta-feira (7) com os jogos Nova Zelândia-Austrália, Taipé Chinesa-Israel e Índia-Japão.
Vamos aguardar, atenta e serenamente, que Portugal ainda consiga “dar-a-volta” por cima, o que, teoricamente, não vai ser muito fácil, até porque o “astral” está abaixo dos níveis exigidos para uma competição deste nível.
E acrescente-se: desde 2003 que Portugal não é campeão!