Com o objectivo de dar a conhecer um conjunto de itens de relevo para a prevenção da dopagem nas camadas mais jovens das populações, a Agência Mundial Antidopagem (AMA/WADA) publicou um documento dirigido aos pais.
Trata-se do “Guia dos pais para apoiar o desporto limpo“, uma obra foi especificamente concebida para pais de atletas e destina-se a informá-los sobre tópicos essenciais para que possam auxiliar no desenvolvimento limpo de atletas, impedindo o uso de substâncias e métodos proibidos no desporto.
Segundo a notícia veiculada pelo Comité Olímpico de Portugal, o documento aborda temas básicos e inclui links para sites com informações adicionais para pais sobre os seguintes tópicos:
- Promover bons valores
- Identificar uma cultura desportiva saudável
- Encontrar o equilíbrio
- Nutrição
- Os riscos dos suplementos
- Factores de risco de doping
- Períodos em que os atletas são mais vulneráveis ao doping
- Prevenir o uso de substâncias proibidas
- Proteger o atleta limpo – o processo de controlo de doping
- Reconhecer possíveis sinais e sintomas de uso de drogas
- O que fazer se o seu filho acusar doping.
Como soe dizer-se, este tipo de informação é importante e deve ser replicada para toda a população escolar, em especial, para o caso com uma intervenção junto dos pais, pelo que há implementar a respectiva campanha.
Por outro lado, dando relevo ao assunto, parece-nos que a AMA está a seguir um projecto, embora de âmbito diferente mas também dirigido aos pais, que o Panathlon Internacional lançou em 2016 e que o Panathlon Clube de Lisboa divulgou em Portugal, em Janeiro de 2017, que é “Carta dos Deveres dos pais no desporto”.
Tendo como finalidade alertar e prevenir os pais sobre os males que perpassam pelo desporto, por certo que ambos merecem o nosso aplauso pese embora não se saiba que “velocidade” vai ser tomada no que se refere a levar o assunto ao seu destino e com celeridade.