O jovem recordista de Portugal do salto com vara, Diogo Ferreira, conquistou, este domingo, a medalha de ouro nas Universíadas que se estão a disputar em Taipé, ao transpor a fasquia colocada a 5,55, o segundo melhor resultado do ano depois do recorde nacional (5,71).
Diogo Ferreira (27 anos), é estudante de treino desportivo, tendo alcançado o 12º lugar na Universíada de Gwangju em 2015 e 20º lugar nos Campeonatos da Europa de Pista Coberta, este ano.
Diogo juntou-se a Marta Onofre que, sábado passado, tinha alcançado a medalha de bronze na mesma disciplina.
Esta é a segunda medalha de ouro para Portugal nesta Universíada, terceira medalha do atletismo, a quarta no total desta edição, ao nono dia de competição, com final marcado para 30 de agosto.
No que toca às restantes participações do dia, Nuno Borges (Ténis) garantiu um lugar na luta pela medalha de ouro ao apurar-se para a meia-final, depois de vencer Yuya Ito por 6/4 e 6/0. A Seleção Nacional (Nuno e Inês Mesquita) caiu nos quartos-de-final frente ao Japão por 3-0 (25-19/25-15 e 25-20).
No Badminton, Rui Mendes cedeu na ronda inaugural frente a Muhammad A Masood por 2-1, e Bernardo Atilano venceu o primeiro encontro frente a Mihkel Laanes (2-0) mas caiu no segundo frente ao indonésio Pandji Sudrajat por 21/13 e 21/10.
Em pares, a dupla nacional não conseguiu ultrapassar a russa constituída por Parakhodin e Riabov tendo perdido por 2-1.
Ainda no atletismo, Samuel Barata foi forçado a desistir na meia-maratona, enquanto no golfe, João Girão terminou o concurso em 37º lugar.
Esta segunda-feira, entram em prova Nuno Borges (ténis), Francisco Belo (lançamento de disco) e as selecções nacionais de Basquetebol (feminino) que defrontará a Hungria para apuramento dos 9º e 10º lugares, e de Voleibol (masculino), que jogarão com a Argentina.