Mais um êxito para a representação portuguesa à 29ª Universíada de Verão, em Taipé, que teve na selecção nacional de voleibol a veleidade de atingir, esta quinta-feira, os quartos-de-final na Universíada de Taipé, estabelecendo um novo máximo no que toca ao voleibol universitário. A equipa portuguesa derrotou o México por 3-0.
Os pupilos de Hugo Silva venceram pelos parciais de 25-23, 25-15 e 25-21, conseguindo assim o 2º lugar no grupo e a passagem aos quartos-de-final, que é o melhor resultado de sempre, na quinta participação do voleibol masculino em Universíadas.
Hugo Silva, técnico da equipa, considerou que este é “um grande momento para o voleibol universitário”, acrescentando que “hoje a dificuldade das modalidades colectivas chegarem a uma fase destas nas grandes competições é a mesma das modalidades individuais quando chegam às medalhas ou seja são momentos que marcam o desporto nacional”.
Agora é “saborear com elas o momento e sonhar com outras conquistas”, numa fase em que “estão as oito melhores selecções universitárias e são só as maiores potências do mundo do voleibol”.
No atletismo, Marta Onofre (4,00) e Cátia Azevedo (52,52) conquistaram um lugar na final de salto com vara e 400m, respectivamente, com Cátia Azevedo a ser novamente a melhor da sua série (52,52). Samuel Barata conquistou o 5º lugar nos 10.000 metros
Nos 100m, Diogo Antunes classificou-se em 8º da sua série na 2ª ronda, ficando fora das meias-finais. Nos 400m barreiras, Andreia Crespo ficou em 4º lugar da sua série, falhando o acesso à final. No decatlo, Samuel Remédios acabou por ser desqualificado.
No ténis, Nuno Borges e Inês Mesquita entraram a ganhar em pares mistos, por 6/4, 4/6 e 10-6. No golfe, João Girão alcançou o 11º lugar ao cabo da ronda inaugural, com uma pancada abaixo do par. Na esgrima, a equipa portuguesa cedeu frente à Polónia por 38-45.
No taekwondo, Júlio Ferreira cedeu nos quartos-de-final de -74kgs, por 8-6, frente a Said Guliyev, do Azerbaijão. Na natação, Gabriel Lopes classificou-se em 23º lugar nos 200m costas, enquanto Rita Frischknecht alcançou o 20º lugar em 200m livres.
Esta sexta-feira, sétimo de dia de competição, entram em prova Nuno Borges (ténis), Ana Catarina Monteiro (natação), Diogo Ferreira e Cátia Azevedo (atletismo), João Girão (golfe) e Nuno Costa (taekwondo).