A Selecção Nacional de voleibol (masculino) entrou com o pé direito na Universíada de Taipé, ao derrotar a Coreia do Sul por 3-2. A formação nacional mostrou a garra dos jovens estudantes-atletas e consumou o triunfo “na negra”.
Apesar de entrar a perder o primeiro set, os pupilos de Hugo Silva venceram o segundo e terceiro, mas no quarto as coisas voltaram a correr mal, levando a partida ao decisivo quinto set, onde triunfaram por 15-12 ao cabo de duas horas de jogo.
Destaque para Lourenço Martins, que apontou 21 pontos ao longo do encontro. A equipa nacional volta a entrar em prova novamente esta segunda-feira, frente à congénere da Ucrânia.
No rescaldo do triunfo, o técnico Hugo Silva salientou que “é sempre bom começar bem e em particular com um favorito do grupo mas muito cedo para pensar em algo mais que não seja no próximo jogo”, acreditando que este “vai ser um grupo equilibrado com excepção da Ucrânia que é uma equipa individualmente muito forte. É fulcral perceber que não somos melhores do que ontem e que todos os nossos jogos vão ser difíceis”, acrescentou.
No taekwondo, Portugal entrou em prova em Poomsae, com Bruno Fidalgo a não ter conseguido ultrapassar a ronda preliminar e com Gabriela Martins a atingir as meias-finais, conseguindo um 14º lugar final.
Na natação, Gabriel Lopes, Rita Frischknecht e Ana Catarina Monteiro entraram em prova em 100 m costas, 200 m costas e 50m mariposa, respectivamente, tendo os três caído na primeira eliminatória.
No judo, Pedro Silva foi eliminado também na ronda inaugural, frente ao atleta “da casa”, Yi-Chih Hong, por ippon.
Nesta segunda-feira (dia 21) entram em prova, Max Rod e José Bartissol na esgrima, Gabriel Lopes na natação, Gabriela Martins e Bruno Fidalgo no taekwondo, Guilherme Salvador no judo, Filipa Martins, Diana Abrantes e Inês Romero na ginástica artística e as equipas de voleibol masculino, frente à Ucrânia e de basquetebol feminino, que se estreia em prova, frente ao Canadá.