O Centro Desportivo Nacional do Jamor recebe, esta sexta-feira, mais de 1.300 jovens de todo o país para comemorarem o Dia Internacional da Juventude, anualmente comemorado a 12 mas antecipado este ano face ao fim-de-semana.
Um dia que nasceu por uma resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, em resposta à recomendação da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude reunida em Lisboa de 8 a 12 de 1998.
Este ano as comemorações têm como lema “Jovens construindo a paz” com o objectivo de sensibilizar a sociedade e jovens – independentemente do sexo, cor, raça – em particular para o poder que têm de construir e mudar o futuro, que é o principal objectivo desta iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com diferentes entidades públicas e privadas e que decorrerá em todo o país, entre as 9h30 e as 18h00.
Numa perspectiva de multiactividade e inclusão, a população, de todos os grupos etários, poderá – de forma gratuita – participar em dezenas de actividades diferentes, desde canoagem, slide, escalada, judo, pinturas faciais, insufláveis, dança, música, rugby, futebol, demonstrações cinotécnicas, cavalos e workshops.
O programa, no Jamor, começa a partir das 9h30, com uma aula de zumba, seguindo-se danças africanas promovidas pela Associação Lifeshaker e ainda uma aula aberta de Judo com a presença de Nuno Delgado, o primeiro medalhado olímpico português na modalidade.
Cerca das10h30, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado do Desporto e Juventude, juntar-se-á aos participantes.
A manhã termina com a actuação da Tuna Juvenil de Vila Real.
Este é também um dia para aprender numa emocionante e interactiva viagem tridimensional pelo corpo humano no Champimóvel, actividade promovida pela Fundação Champalimaud.
A tarde inicia com a dinâmica actuação das Just Kolors Dance e da banda musical Wavemoment.
O dia terminará com o já famoso e tão esperado banho de espuma.
E porque é importante sensibilizar os jovens para as questões relacionadas com a segurança e com a reciclagem, a PSP, a GNR, os três ramos das Forças Armadas, os Bombeiros voluntários do Dafundo e a Sociedade Ponto Verde estarão unidos na prestação das informações mais relevantes sobre como actuar neste campo.
O animado programa deste dia, bem como as inúmeras iniciativas com condições especiais, designadamente descontos e entradas gratuitas em cursos de formação, transportes, museus, exposições, actividades desportivas, e muitos outros produtos e serviços estão disponíveis no Portal da Juventude (www.juventude.gov.pt)
Mesmo que não participe, vá até ao Vale do Jamor, expire o ar puro que por ali é de ouro e beba um café connosco!