A pouco mais de 48 horas do início da grande festa à portuguesa, como é o caso da
79ª Volta a Portugal em Bicicleta Santander Totta, tudo gira sobre rodas, sendo a última informação relevante o impacto financeiro que este evento proporciona.
Durante duas semanas (4 a 15 de agosto), o país não fica indiferente ao maior acontecimento desportivo e social do verão português com um impacto mediático que continua, ano após ano, a crescer.
A Cision, uma das maiores e mais reputadas empresas de análise e avaliação de dados na comunicação social, avalia o impacto financeiro mediático da Volta Portugal em 84,5 milhões de euros. Esta informação é baseada na edição de 2016 e na presença do evento nos diferentes órgãos de informação. O estudo revela ainda que houve um aumento de 25% face a 2015. Os números surpreendem quando comparados com o valor do investimento efectivo de apenas 4,3 milhões de euros em publicidade.
Em média 76% da população portuguesa vai estar exposta, nos próximos dias, à Volta a Portugal Santander Totta tendo em conta números do ano passado que se traduzem em 87,1 milhões de contactos com o evento.
Para além de este valor ser achado sob diversos vectores económicos, correndo os riscos naturais em função de outros múltiplos quadrantes, normalmente pouco explicitados para que os menos familiarizados com este fenómeno possam compreender a “fórmula mágica” para chegar aos referidos 84 milhões, importa salientar o impacte desportivo “tout court”, isto é, ver os ciclistas a pedalar para o pódio de cada dia, amealhando pontos e segundos para conquistarem os melhores prémios.
Por isso, toda a gente está a postos, ao longo do percurso por onde os reis da estrada vão passar, começando com o prólogo de 6ª feira na Praça do Império, uma praça maravilhosa e que é um marco dos mais importantes da História de Portugal, pese embora os mais jovens políticos retirem dela os marcos essenciais do que os nossos antepassados fizeram ao descobrirem novos mundos ao Mundo.
Mas …adiante!
A dois dias do início da prova, estão acreditados 58 órgãos de comunicação resultando num total de 200 profissionais no terreno, onde se inclui a RTP, televisão oficial da Volta a Portugal Santander Totta.
Ao longo de duas semanas cerca de 60 mil pessoas, directamente, vão seguir a maior prova nacional nas redes sociais.
A edição que assinala os 90 anos da competição, organizada a primeira vez, em 1927, vai partir de Lisboa e terminará em Viseu, a 15 de agosto. Em prémios financeiros directos para os ciclistas, a Podium Events vai distribuir 126.454,50€, que advém, como é natural, dos tal quatro milhões de publicidades oriundas dos parceiros comerciais do evento.
Pé no pedal e … fé em Deus!