Com a sexta-feira à vista, começam a ultimar-se os preparativos para a grande festa do ciclismo nacional, na modalidade que leva o desporto de porta em porta e que, todos os anexos, acrescenta êxito ao êxito.
O pelotão, com quase centena e meia de corredores das 18 equipas, será apresentado na quinta-feira, em Lisboa, numa emissão televisiva a realizar a partir da Praça do Império, exactamente na véspera de começar a prova.
Na sexta-feira, 4 de agosto, a competição que assinala os 90 anos desde que foi realizada a primeira Volta, em 1927, tem início com um Prólogo corrido em sistema de contra-relógio individual. Em 5,4 km traçados na zona ribeirinha da Capital, vai conhecer-se o primeiro Camisola Amarela Santander Totta da Volta de 2017. A prova estende-se até 15 de agosto e após 1.626,9 km vai coroar, em Viseu, o homem que sucederá a Rui Vinhas, o vencedor do ano passado.
A lista de pré-inscritos, divulgada pela organização e que ora se apresenta, é provisória, mas avança já a quase totalidade dos nomes que vão protagonizar a 79ª Volta a Portugal Santander Totta.
Só depois de realizada a reunião de Directores Desportivos, na véspera da competição, serão confirmados todos os nomes. Aos conjuntos profissionais portugueses – W52 – F.C. Porto, EFAPEL, RP – Boavista, LA Alumínios / Metalusa Blackjack, Sporting – Tavira, Louletano – Hospital de Loulé – juntam-se formações provenientes de onze países: JLT Condor (Inglaterra), Israel Cycling Academy (Israel), UnieuroTrevigiani – Hemus 1896 (Bulgária), H&R Block Pro Cycling Team (Canadá), Metec – TKH Continental C.T. (Holanda), GM Europa Ovini (Itália), Team Vorarlberg (Áustria), Euskadi Basque Country – Murias (Espanha), Team Dauner D&DQ Akkon e Bike AID (Alemanha), Kuwait – Cartucho.Es (Kuwait) e Armée de Terre (França).
Noventa anos, os que a Volta a Portugal em Bicicleta agora comemora, fazem-se de muitas histórias. Ao longo dos milhares de quilómetros que, desde 1927, deram a conhecer o país aos próprios portugueses somaram-se episódios que tornaram singular cada edição da Volta a Portugal.
Está edição não é diferente e, para além dos protagonistas, entram nesta equação os números da 79ª Volta a Portugal Santander Totta: 1.626,9 km de percurso; 10 Etapas; 2 Contra-relógios Individuais; 18 Equipas; 27 Metas Volantes; 30 Prémios de Montanha (6 Contagens de 4ª Categoria; 15 Contagens de 3ª Categoria; 6 Contagens de 2ª Categoria; 2 Contagens de 1ª Categoria; 1 Contagem de Categoria Especial), 1 Dia de Descanso, 3 Prova de Cicloturismo (11ª Etapa da Volta Via Verde RTP; 4ª Mini Etapa da Volta; Passeio da Volta) e 1 Concerto de Mikael Carreira, em Fafe, a 10 de agosto. Há 126.454.50€ para distribuir em Prémios Financeiros directos.
Em função do descrito, resta conhecer os heróis para a competição, desejando-se que a festa global seja um conquista do dia-a-dia, uns mais fáceis e outros mais difíceis, mas o evento é para isso mesmo: homens de barba rija.