Portugal despediu-se da melhor forma na última ronda, este sábado, do Festival Olímpico da Juventude Europeia, que teve lugar na cidade húngara de Gyor durante a última semana, com a conquista da única medalha de ouro alcançada.
A proeza foi cometida por Etson Barros que, nos 2.000 metros obstáculos, bateu toda a concorrência, completando a prova com um novo recorde pessoal a 5.58,24.
Etson Mendes Barros nasceu em 16.03.2001 (16 anos), representa o Clube Oriental do Pechão, da Associação de Atletismo do Algarve, nasceu na Ilha do Fogo, em Cabo Verde, mas cedo veio para Portugal, onde é treinado por Paulo Murta, tendo sido campeão nacional de juvenis e recordista nacional, para além de ter vencido ainda o Olímpico Jovem e o Troféu Ibérico da categoria, tudo durante estes sete meses do corrente ano.
Uma autêntica pérola.
O outro atleta português medalhado neste evento, que é promovido pelos Comités Olímpicos Nacionais dos países aderentes, foi Manuel Rodrigues, no Judo, que conquistou o bronze na categoria de –73 kg.
Estes dois atletas junta-se a Sergio Paulino (ouro em 1995), Nélson Évora (ouro em 2001) e Fernando Pimenta (ouro em 2005).
Neste sábado, a estafeta masculina de 4x100m ficou em 6o lugar, com 43,85, equipa composta por João Buaró, André Pimenta, Rodrigo Agostinho e Tomás Gonçalves
Na final dos 800 metros, João Peixoto obteve também o 6º lugar.
Na canoagem, a embarcação de K2 200m obteve o 4º lugar na final B (8º da geral) com Ana Caridade e Beatriz Costa ao leme.
A embarcação C2 Mista 200m, formada por César Santos e Sofia Peixoto, foi 4ª numa das meias-finais.
A missão de Portugal regressa a Portugal este domingo, com chegada prevista ao aeroporto de Lisboa pelas 21h00.