Manuel Rodrigues (16 anos) é o mais destacado membro da equipa nacional que está no Festival Olímpico da Juventude Europeia, em Gyor, depois que conquistou a medalha de bronze no judo (-73 kg).
Nove anos depois, Portugal voltou a conquistar uma medalha no FOJE, depois de Nélson Évora ter sido o último, em 2008.
Esta quinta-feira, na Hungria, chegou às meias-finais e só cedeu no combate que poderia dar acesso à medalha de ouro. Perdeu com o russo Daniil Matveev e lutou depois pela medalha de bronze.
O vencedor foi o turco Mhuammet Koc, enquanto a prata sorriu ao russo Daniil Matveev, sendo o outro bronze para o húngaro Gergely Nerpel.
Joana Crisóstomo, também no judo (- 63 kg) ficou a uma vitória de lutar por medalhas em -63 kg, terminando o torneio em sétimo lugar, enquanto Mafalda Ezequiel e Vicente Rovira perderam no primeiro combate e ficaram de fora da repescagem.
Na final do salto em altura, João Buaró foi 14.º, saltando a 1,80 metros, com Juliana Guerreiro, nos 400 metros barreiras, e Lia Lemos, nos 15.00 metros, a abandonarem a prova nas semifinais.
No ciclismo, João Carvalho terminou a prova de fundo masculina em 18.º lugar, a 52 segundos do primeiro, o italiano Andrea Piccolo, em parte devido a uma queda que sofreu, com Daniel Dias a terminar em 32.º e Pedro Silva em 68.º.
Na prova feminina, Joana Cortiço terminou a prova de estrada em 55.ª, entre 73 participantes, depois de ter sofrido uma queda perto da meta, integrada no primeiro grupo, enquanto Daniela Campos, com problemas na roda dianteira, também perdeu posição na frente e terminou em 36.º lugar.
Na natação, a estafeta composta por Rafael Aires, Duarte Jorge, Alexandra Frazão e Rafaela Azevedo terminaram os 4×100 metros livres em 03.53,35 minutos, terminando no 18.º lugar no geral, enquanto Tiago Vilhena conseguiu o 26.º posto nos 400 metros estilos, com o tempo de 04.49,27 minutos.
Na sexta-feira, entram em ação em Gyor mais de uma dezena de portugueses, com duas finais no atletismo – do triplo salto feminino, com Eduarda Ferreira, e dos 2.000 metros obstáculos, com Nádia Carvalho – e qualificações na canoagem e natação, além de Ana Oliveira, única representante lusa no judo durante o dia.