Ao vencer a Escócia (2-1) Portugal criou mais uma página importante na história do futebol em Portugal, com a selecção feminina (depois de ter conquistado o apuramento para uma fase final pela primeira vez) a vencer o primeiro jogo nessa mesma fase final.
Este domingo, frente à Escócia, a selecção lusa marcou primeiro por Carolina Mendes (27’) aproveitando um erro da defesa escocesa e Ana Leite obteve o golo da confirmação aos 72’, depois da Escócia ter empatado por Erin Cuthbert e três minutos antes.
Segundo o seleccionador nacional, Francisco Neto, em comentário publicado no site da FPF, “o jogo para nós não foi perfeito, estivemos mais próximos daquilo que pretendemos, foi aquilo a que nos propusemos. Principalmente na segunda parte conseguimos ter mais bola. Foi um jogo com muito carácter das jogadoras portuguesas. As substituições, com a entrada da Ana Leite, saíram-nos bem.”
Recordou ainda que “é sempre melhor estes ambientes de grande adversidade. Por isso é que disse que a vitória foi do carácter, com a Finlândia [no apuramento] também conseguimos virar para 3-2, a perder 2-0. Para nós é sempre uma arma, as saídas mais rápidas, se calhar com um bocadinho mais de discernimento podíamos ter feito melhor na parte final”.
Sobre o último jogo da fase de grupos, Neto referiu que “com a Inglaterra será duro, tem uma grande equipa, sabemos que a Inglaterra é top 3 no ranking UEFA, mas Portugal lutará com tudo o que tem, isso sabemos”.
Dolores Silva, eleita a melhor jogadora em campo, em discurso directo, salientou que “o que vai no meu coração é um misto de emoção muito grande. É um feito histórico já estar no Europeu e hoje fizemos história outra vez, conseguir os três pontos numa fase final, com uma vitória merecida e agora vamos desfrutar deste momento.”
No outro jogo deste grupo (D) a Inglaterra derrotou a Espanha (2-0) e soma seis pontos, se bem que tenha que defrontar Portugal no último jogo (5ªfeira, 19h45), a hora a que também se defrontarão a Espanha e a Escócia, com os espanhóis em vantagem (teórica) para “lixar” Portugal.