Quinta-feira 21 de Novembro de 2024

Onze portugueses nos Jogos Surdo-Olímpicos

Jogos Surdo Olimpicos

CPP / DR

São onze os atletas que vão representar Portugal na 23.ª edição dos Jogos Surdolímpicos, equipa que será coordenada pelo Comité Paralímpico de Portugal e que foi apresentada publicamente, para além de se ter despedido também do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A comitiva já se encontra em Samsun (Turquia) e na bagagem da missão seguiu também a ambição de fazer mais e melhor e, se possível, chegar ao pódio, aliás objectivo comum de todos os desportistas.

“Não se sintam obrigados a ganhar medalhas, sintam-se apenas obrigados a dar o vosso melhor. Se assim o fizerem, já serão uns vencedores, as medalhas poderão vir depois”, referiu o presidente do Comité Paralímpico de Portugal (CPP), José Lourenço, na apresentação da comitiva, que integra 32 elementos.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, na cerimónia de apresentação, realçou que os atletas portugueses “provam ser vencedores cada vez que ultrapassam dificuldades”.

Entre os 11 atletas portugueses, que vão competir em seis modalidades, figuram cinco já com experiência em Jogos Surdolímpicos e seis estreantes.

Hugo Passos, Joana Santos e Hélder Gomes já estiveram em Sófia (há quatro anos) e alcançaram o pódio, referindo-se que o recordista de presenças e também líder na conquista de medalhas é Hugo Passos (Lutas Amadoras), com o ouro, e ainda o bronze em Taipé (2009).

Em Sófia subiram ao pódio a judoca Joana Santos – a única atleta feminina na missão Samsun2013-, que conquistou uma medalha de prata, e Hélder Gomes, que arrecadou um bronze no taekwondo.

Atletismo, ciclismo, luta, judo, natação e taekwondo são as modalidades representadas nesta sétima presença portuguesa neste Jogos, onde já conquistaram onze medalhas.

 

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.