Quinta-feira 25 de Novembro de 3728

Federação Internacional “libertou” mais atletas russos do doping

O Conselho de Revisão do Doping da IAAF libertou mais dezasseis atletas russos da acusação de dopagem e que, a partir deste domingo – de acordo com o comunicado emitido pela IAAF no seu site – poderão voltar à actividade.

Os atletas em causa cumpriram os critérios de elegibilidade excepcionais para competir internacionalmente como atletas neutros, tendo ainda decidido que a Federação Nacional Russa (RusAF) continuará suspensa.

Os atletas considerados “limpos” são Viktor Butenko (disco); Timofey Chalyy (400m barreiras); Danil Danilov (martelo); Olga Eliseeva (marcha, apenas em campeonatos europeus sub20); Alexey Fedorov (triplo); Irina Gemeniuk (triplo); Irina Gordeeva (altura); Viacheslav Kolesnichenko (velocidade); Alexsandr Lesnoi (peso); Konstantin Lyadusov (peso); Iuliia Maltseva (disco); Alena Mamina (velocidade); Alexsandr Menkov (comprimento); Viktoriia Prokopenko (triplo); Ilya Shkurenev (decatlo) e Valentin Smirnov (800/1.500 m).

Além disso, o Conselho de Revisão do Doping estendeu o estatuto de atleta neutro para mais três atletas poderem competir no Campeonato Europeu sub-20, como são os casos de Aksana Gataullina (vara); Polina Miller (velocidade) e Yana Smerdova (marcha).

A participação de todos esses atletas como atletas neutros na competição internacional ainda está sujeita a formalidades de elegibilidade sob as regras da IAAF sendo completadas e sujeitas à aceitação de suas inscrições por organizadores de reuniões.

No total, este ano foram aprovadas 39 candidaturas, dos quais nove para os próximos campeonatos mundiais sub-18.

Sebastian Coe, presidente da IAAF, salientou que “é importante reiterar que este processo de revisão é garantir que haja condições equitativas em que os atletas limpos do mundo tenham confiança. Quero agradecer mais uma vez aos membros do Conselho de Revisão do Doping pela dedicação e diligência na avaliação desses aplicativos para competir internacionalmente como atletas neutros independentes. É uma tarefa enorme e que não pode ser apressada se quisermos assegurar que os direitos e as aspirações de atletas limpos sejam protegidos “.

Desde a publicação das directrizes actualizadas de acordo com a Regra 22.1A (b), a IAAF recebeu mais de 150 pedidos de atletas russos, dos quais mais de 50 foram aprovados pela Federação Nacional Russa.

Uma série dessas aplicações permanecem em análise pelo Conselho de Revisão do Doping de acordo com as directivas, enquanto as amostras armazenadas continuam a ser reanalisadas e os atletas referenciados no relatório Independente publicado em Dezembro passado continuam a ser avaliados em consulta com especialistas.

De acordo com o comunicado, um total de 25 atletas russos (23 em 2017 e dois em 2016) já foram declarados elegíveis.

Boas notícias para a modalidade, aguardando-se as próximas provas para se verificar até que ponto os atletas agora considerados limpos vão confirmar esse estatuto.

© 3728 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.