Francisco Campos (Miranda-Mortágua) sagrou-se Campeão Nacional Sub-23, após uma exigente corrida em Gondomar, Cidade Europeia do Desporto 2017 (CED 2017), onde decorrem, este fim de semana, as provas de fundo dos Nacionais de Ciclismo de Estrada. No fim dos difíceis 159,3 quilómetros, Campos terminou três segundos à frente de André Carvalho (Team Cipollini). David Ribeiro (Liberty Seguros-Carglass) concluiu as nove voltas do percurso com uma diferença de 11 segundos para o novo Campeão.
Com um percurso seletivo, um “rompe pernas” constante que se tornaria muito exigente com o acumular de quilómetros, Francisco Campos reservou forças nas primeiras cinco voltas para só depois atacar a frente de corrida na companhia de outros fugitivos. À entrada para a última volta, eram nove os elementos na discussão do título mas o corredor de 19 anos soube esperar o momento certo para desferir o ataque para o triunfo.
“Ainda estou a digerir esta vitória, a melhor da minha carreira até hoje. Fiz uma corrida muito tática e consegui ser frio até ao fim. Tem sido um ano fantástico”, explicou Francisco Campos a cumprir o segundo ano como Sub-23. O jovem natural de Penafiel precisou de 4 horas, 24 minutos e 9 segundos para poder erguer os braços e festejar o título de Campeão Nacional.
Alinharam em Gondomar 71 corredores mas com uma corrida tão seletiva apenas 22 chegaram ao fim classificados como que a provar a dificuldade do percurso. Logo nas voltas iniciais, o pelotão começou a desmembrar-se em pequenos grupos.
A realização dos campeonatos nacionais de fundo teve o apoio da Câmara Municipal de Gondomar e o patrocínio da Liberty Seguros, KIA, RTP, Delta Cafés, KTM, Vitalis, Shimano, 4XP by Diesport e Antena1.