Domingo 23 de Novembro de 3698

João Pereira e João Silva com ouro e bronze no europeu de triatlo

TriatloTaçaEuropa-João Pereira-2017-1De uma assentada – o que é um feito inédito no triatlo luso – Portugal conquistou três medalhas (ouro e bronze, no absoluto e ouro em juniores) no europeu que se efectuou na cidade austríaca de Kitzbuhel, onde Vasco Vilaça foi o campeão júnior, e em que Vanessa Fernandes não foi tão feliz (desistiu).

Numa “realização” acima do inédito porque é histórica na modalidade, a segunda a conseguir um duplo êxito na prova principal – onde o atletismo continua a ser, de longe, a modalidade onde foram conquistadas mais medalhas em termos internacionais – o triatlo confirma-se, ano após ano, com um caminho destinado ao pódio olímpico. Recorde-se que João Pereira obteve o 5º lugar nos Jogos Rio’2016.

No que foi o melhor título que conquistou na carreira, João Pereira, ainda assim, teve de empregar-se até ao último centímetro do percurso uma vez que o triunfo foi alcançado apenas por um segundo (1.45,31 – 1.45,32) de vantagem sobre o francês Raphael Montoya.

E para que a representação portuguesa pudesse ter uma maior nota artística, coube a João Silva (28 anos) – que na época passada liderou o ranking do circuito mundial por algum tempo – alcançar a medalha de bronze (1.45.35), quase enchendo os mastros de honra do pódio com bandeiras portuguesas.

Mas nem por isso se deixou de chegar às três bandeiras. É que o jovem (17 anos) Vasco Vilaça também se “encheu de brio” e nadou, fez ciclismo e corrida de tal forma a alto nível para se consagrar, no final, como campeão europeu da categoria, arrancando o triunfo também com a meta à vista, uma vez que o seu avanço sobre o segundo também foi de um segundo.

Vilaça venceu com o tempo de 53.39, à frente do espanhol Javier Lluch (53.40) e do húngaro Csongor Lehmann (também com 53.40).

Outro português, Pedro Afonso Gaspar foi 40º (1.53.33) e Miguel Arraiolos não chegou ao fim, tendo desistido no sector da corrida.

Tiago Fonseca (14º com 54.49), Duarte Brás (19º com 55.07), Ricardo Batista (24º com 55.27) e Tiago Pinto (39º com 56.51) foram os outros juniores presentes.

Na elite feminina, o domínio foi para as britânicas (Jessica Learmonth, que venceu com 1.57.50) e Sophie Coldwell (segunda com 1.58.05), sendo o bronze conquistado pela italiana Alice Betto (1.58.31).

 

© 3698 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.