Sábado 30 de Novembro de 2024

Escola Secundária Almeida Garret (Porto) conquistou a II Taça Desporto Escolar/CNID

IMG_1490Numa fase final que reuniu cerca de oitocentos alunos do 7º ano (idades entre os 12 e os 14 anos), a representação da Escola Secundária Almeida Garrett, do Porto, almejou o título de uma competição que é única em Portugal – a nível escolar como se percebe – e que redundou num êxito mais ou menos inesperado, face ao que se verificou na primeira edição, em 2016.

O segundo lugar foi conquistado pelo Colégio do Sagrado Coração de Maria (Lisboa Cidade) e o terceiro prémio foi para o Agrupamento de Escolas de Esgueira (Aveiro).

No evento estiveram representadas todas as Coordenações Locais do Desporto Escolar (24), que se multiplicam pelo número de alunos presentes em quatro modalidades (andebol, atletismo, basquetebol e ténis de mesa), a que se acrescentaram os árbitros (também jovens e os respectivos professores envolvidos na movimentação, tendo ultrapassado o total de 900 elementos, o que é obra digna de registo.

Ainda que cumprida a II edição, deve destacar-se, desde já, o referido assinalável êxito desta comparando-a com a inicial, que teve menos gente, embora numa ordem de grandeza de quinze mil unidades que, em 2017, terá ficado na ordem dos 18.000, o que é extraordinário do interesse e da vitalidade do projecto, onde professores, pais e alunos comungam da grande importância que o desporto tem para a saúde e o desenvolvimento motor de cada um dos jovens.

O Estádio Municipal de Vagos e o Pavilhão Municipal Dr. João Rocha foram palco, desta festa da Juventude, cujos elementos tiveram um comportamento irrepreensível antes e durante do conjunto de actividades desenvolvidas longo de vários meses, dado que começou na fase interturmas, prosseguiu com as fases de apuramento entre as várias coordenações locais e terminou em Vagos com a fase final de um evento que está a concitar inusitado interesse na comunidade escolar em todo o país.

De registar, pelo meio, a singularidade – feliz e eficiente – do Estádio Municipal ter uma dupla valência para o atletismo, dado que, na parte principal, apenas são feitas as corridas e os saltos (relva sintética) e, numa parte mais elevada, existir a caixa para os lançamentos, onde a relva é natural, pelo que é um excelente cenário para o Campeonato de Portugal que ali decorrerá no sábado e domingo (10 e 11 deste mês).

Recorde-se que, na primeira edição desta novel competição, em 2016, a participação andou na ordem dos 15.000 atletas, espalhados por todo o país, que foi o prenúncio do interesse que se pode considerar inusitado em função de anteriores experiências realizadas.

As equipas (num total de 144) foram formadas por rapazes e raparigas, de acordo com as regras estipuladas para cada modalidade, em função da especificidade do torneio.

Um motivo de especial interesse teve a ver, de acordo com o regulamento, com o facto de o vencedor geral ser encontrado através do Agrupamento que obtiver maior número de pontos, no conjunto das quatro modalidades que integram o programa desta competição.

Este evento é considerado como uma oportunidade importante para potenciar o espírito de equipa e de entreajuda dos participantes, sob um lema estimulante: “Ganha a turma, ganha a escola!”, seguindo sempre os exemplos indeclináveis  do “fair-play” e do respeito pelo oponente.

Andebol. Atletismo, Basquetebol e Ténis de Mesa foram as modalidades escolhidas, que se mantiveram e devem continuar, considerando a singularidade do evento e para não “colidir” com outro tipo de competições.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, teve oportunidade de, antes da cerimónia de entrega dos prémios, salientar a importância que a iniciativa da Direcção Geral da Educação e da Associação dos Jornalistas de Desporto/CNID têm, do ponto de vista do espirito desportivo, fair play e, acima de tudo, do impacto que tem na promoção e desenvolvimento da actividade física como um bem essencial para a saúde de cada um e, com isso, até uma melhor “saúde” do país.

Silvério Regalado, presidente da Câmara Municipal de Vagos, afinou pelo mesmo diapasão, tendo focado o excelente trabalho que muitos voluntários e funcionários da autarquia protagonizaram numa organização positiva, manifestando um regozijo especial pelo êxito alcançado.

Organização em que também esteve envolvido o Agrupamento de Escolas de Vagos, cujo director, Hugo Martinho, tudo fez para que nada de anormal se verificasse. E assim aconteceu, numa parceria eficaz com os responsáveis nacionais pela Coordenação do Desporto Escolar, estrutura inserida na Direcção Geral da Educação, também representada pelo Subdirector geral, Pedro Cunha.

Com este “andamento”, não parece difícil chegar-se aos 20.000 participantes no ano lectivo de 2017/2018.

Assim se espera.

© 2024 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.