Sábado 23 de Novembro de 7252

Europeu de cadetes de Judo com prata e bronze

image002

Rui Telmo Romão / FPJ

Beatriz Barata, Carolina Paiva (prata) e Mafalda Ezequiel (bronze), foram as jovens judocas portuguesas que se destacaram na última ronda da Taça da Europa de cadetes, que este domingo se concluiu em Coimbra, totalizando oito medalhas (três de prata e cinco de bronze), depois das cinco alcançadas no primeiro dia.

André Cravo (prata) e Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros, alcançaram o bronze, a que se somam dois quintos lugares (Francisco Soares e Bruno Bento) e duas sétimas posições (Pedro Costa e Gonçalo Lopes), enquanto se conseguiram mais quatro quintos, quatro sétimos, em termos individuais, a que corresponde ao top 10 (sétimo lugar) entre as vinte e duas nações presentes em Coimbra.

Os melhores jovens judocas do mundo estiveram em Coimbra em busca da qualificação para o Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo e Festival Olímpico da Juventude (FOJE), levando ao Pavilhão Municipal Mário Mexia 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal esteve representado por 110 judocas.

Este domingo, tomaram parte na competição 41 Atletas Lusos, com Beatriz Barata (-57 kg) revelou grande maturidade competitiva ao longo do seu percurso até à final. A portuguesa eliminou as duas primeiras adversárias – a britânica Leah Grosvenor e a francesa Melodie Turpin. Mafalda Ezequiel (- 70 kg) chegou à prata.

O combate revelou-se bastante equilibrado, mas Beatriz conseguiu pontuar (wazari) e geriu a vantagem até ao fim. Na luta pelo Ouro acabou por ser penalizada com 3 shidos que originaram a sua derrota. Com este resultado, Beatriz Barata subiu ao pódio para receber a Medalha de Prata.

Com apenas 6 atletas na categoria -70 kg,

Carolina Paiva triunfou perante as espanholas Yaylen Gonzalez Dominguez (ippon) e Sara Davila Montoya (shido para a adversária em ponto de ouro). Na final voltou a defrontar uma judoca espanhola – Begona Sotillo Gomez. Desta vez não conseguiu repetir os resultados obtidos nos primeiros combates e perdeu por wazari. Carolina Paiva subiu ao segundo lugar do pódio para receber a Medalha de Prata.

Mafalda Ezequiel (-57 kg) começou por eliminar a espanhola Laura Vazquez Fernandez, somando 3 wazari antes de aplicar o ippon final. Na ronda seguinte teve pela frente a russa Mariia Serdiutskaia (Medalha de Prata na Taça da Europa de Tula), mas a atleta lusa demonstrou a sua qualidade ao pontuar um wazari (o marcador não alterou até final). Acabou por ceder apenas na semifinal contra Beatriz Barata. Na luta pelo pódio, Mafalda só precisou de 1 minuto e 12 segundos para fazer o ippon que lhe valeu a Medalha de Bronze.

Joana Crisóstomo (-63 kg) venceu as duas primeiras adversárias – Esther Rey Checa de Espanha e Daria Vasileva da Russia (esteve a perder, mas conseguiu dar a volta com 2 wazari). Nos quartos-de-final não conseguiu superar a belga Cosima Grumiaux. No combate pelo Bronze, a russa Tatiana Guzun superou a jovem lusa que terminou num honroso 5º lugar.

Nos -73 kg, Manuel Rodrigues somou duas vitórias nos dois primeiros combates (contra o espanhol Pablo Sanchis Lahiguera e o croata Borna Ivosevic). Na ronda seguinte cedeu perante o francês Tizie Gnamien. Voltou às vitórias nas repescagens, eliminando mais dois adversários (Adelin Rusu da Moldavia e Maxime Le Monze da França). No seu último combate, o italiano Kenny Komi Bedel revelou-se mais forte que Manuel Rodrigues, que assim terminou na 5ª posição.

Destaque ainda para os dois sétimos lugares alcançados por Leonor Silva (-57 kg) e Rafael Barreira (+90 kg).

 

© 7253 Jogada do Mes. Todos os direitos reservados. XHTML / CSS Valid.