A atleta Doroteia Peixoto alcançou a sua primeira vitória numa maratona internacional, ao correr na cidade alemã de Dusseldorf e chegar ao fim com mínimo (2.32.00) para o mundial de Londres, em Agosto.
A atleta do Clube de Amigos da Montanha tirou nada menos de mais de dois minutos e meio ao seu recorde pessoal (2.36.01) e tornou-se na quinta mulher a cumprir o referido mínimo.
Antes, já Duce Félix (2.30.39), Jéssica Augusto (2.25.30), Catarina Ribeiro (2.30.10) e Filomena Costa (2.30.27) também o tinham conseguido, pelo que destas só três é que poderão participar, ou não, atendendo ao facto de em conjunto se efectuar a Taça do Mundo da especialidade, que abrangerá todas as atletas.
No entanto, quer Jéssica Augusto, quer Dulce Félix anunciaram que preferem ir aos 10.000 metros. Só que, ao que parece, ainda não tem mínimos, onde Carla Salomé Rocha já está segura, porque os cumpriu no recente Troféu Ibérico.
Entretanto, na Corrida das Coutaminhas, em Bragança, integrada na Liga Allianz Running Record, os vencedores foram Nuno Lopes (CA Seia), com 31.45, à frente de Rui Teixeira (Sporting), com 32.15 e Luis Martins (CASeia), com 32.58.
A prova feminina foi ganha pela internacional veterana Inês Monteiro (CASeia), com 36.01.
Por seu lado, mínimos e recordes foram alcançados por alguns atletas presentes no Meeting de Lisboa, que este primeiro de Maio decorreu no Estádio 1º de Maio (INATEL), em Lisboa
Teresa Vaz Carvalho venceu o salto em comprimento com 6.15 (vento – 2,1) e obteve os mínimos para os europeus de sub-23, enquanto sua irmã, Marisa Vaz de Carvalho alcançou 13,68 metros no peso, o que dá entrada no mundial de juvenis.