Decorrerá esta quinta-feira, entre as 17,30 e as 20 horas, na sede do Comité Olímpico de Portugal, as eleições para a Comissão de Atletas Olímpicos para o novo ciclo olímpico de 2017-2021.
Dezanove foram os atletas que se candidataram, dentro do que se encontra regulamentado, dois quais nove serão eleitos para a respectiva Comissão Directiva.
Para além do voto presencial, no período atrás referido, todos os atletas olímpicos que atingiram esta meta (Jogos de Verão e ou de Inverno) entre 2004 e 2016 estão aptos a exercer os seus deveres de cidadania.
Voto que poderá ainda ser exercido por correspondência (postal ou electrónica), de acordo com as normas definidas na página do Comité Olímpico de Portugal na internet (COP/Noticias/Comissão Atletas Olímpicos).
Os atletas em votação são os seguintes: Afonso Domingos (Vela), Artur Hanse (Esqui/ Desporto Inverno), Daniela Cardoso (Atletismo), David Rosa (Ciclismo – BTT), Emanuel Silva (Canoagem), Gonçalo Carvalho (Equestre), Jéssica Augusto (Atletismo), Joana Pratas (Vela), João Pereira (Triatlo), João Rodrigues (Vela), João Silva (Triatlo), José Luís Costa (Vela), Pedro Dias (Judo), Rita Gonçalves (Vela), Rui Bragança (Taekwondo), Sara Mota Carmo (Vela), Sergiu Oleinic (Judo), Susana Feitor (Atletismo) e Telma Santos (Badminton)
Cada eleitor só pode indicar até 9 atletas que se propõem.
De acordo com o Regulamento da Comissão de Atletas Olímpicos, devem estar representados ambos os géneros na Comissão Directiva, devendo ainda estar representados o máximo de desportos do Programa dos Jogos Olímpicos ou Jogos Olímpicos de Inverno e não mais do que dois atletas por modalidade.
O Presidente, Vice-presidente e Secretário-geral serão cooptados entre a nova Comissão Directiva.