Portugueses à procura de mínimos e … triunfo
Huelva é a cidade espanhola que vai receber, este sábado, mais uma edição do Troféu Ibérico e Campeonato de Portugal (e de Espanha) dos 10.000 metros, no que se chama juntar o útil ao agradável.
Sem dúvida que o principal objectivo dos atletas é conseguir o mínimo (27.45.00 para os homens e 32.15.00 para as mulheres), prazo que termina em 23 de Julho, a pouco mais de uma semana do início do campeonato do mundo, realçando-se do grupo a sportinguista Sara Moreira que anunciou não estar a pensar tanto na maratona para o evento de Agosto.
Com Rui Pinto, uma das jovens certezas, até ao momento, a pensar na maratona, torna-se mais difícil para o sector masculino, dado que o “pelotão” está a ficar “gasto” pela idade de alguns, apesar de outros poderem pensar que podem atingir o objectivo.
No entanto, refira-se que Rui Pinto e Samuel Barata, outro jovem com potencialidades, não estão presentes porque vão participar na Corrida do Benfica António Leitão, marcada para este domingo, em Lisboa, o que não deixa de ser desagradável o facto de, quando da feitura do calendário nacional, não se acautelarem estas questões das prioridades nacionais.
Ainda sem indicação oficial de quem são os atletas a deslocar a Huelva, referimos apenas os que foram convidados pela Federação para este evento.
Seniores masculinos
Nuno Costa (Maia), Miguel Ribeiro (CAOV), José Moreira, Bruno Albuquerque, António Silva e Hélder Santos
Seniores femininos
Carla Salomé Rocha (IND), Daniela Cunha, Ana Mafalda Ferreira e Sara Moreira (Sporting), Sara Catarina Ribeiro (IND) e Marta Martins (ACRD)
Sub23 masculino
Miguel Marques (Sporting)
Sub23 femininas
Rute Simões (GRECAS), Helena Alves e Sónia Ferreira (Várzea)
Juniores masculinos
Filipe Vitorino (CNRM), David Alexandre (IFC), Alexandre Figueiredo (MCVC) e Pedro Ferreira (Benfica)